O Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS), responsável por manter os padrões de referência de tempo, anunciou que 2016 terá um segundo bissexto.
Segundos bissextos existem porque há uma irregularidade no movimento de rotação da Terra em consequência dos vários efeitos gravitacionais exercidos sobre o planeta, que fazem a Terra girar cada vez mais devagar e seu movimento de rotação não complete as 24 horas do dia impecavelmente, e por isso os relógios não ficam perfeitamente ajustados.
Então, sempre que a Terra atrasa 0,9 segundos, acrescenta-se um ajuste de 1 segundo para manter os padrões de contagem de tempo dos calendários civis próximos ao tempo solar.
Desta maneira, os padrões para o tempo civil, baseados no Tempo Coordenado Universal (UTC, Universal Coordinated Time) e mantidos por meio de relógios atômicos, são ajustados com o acréscimo desse um segundo, chamado de segundo bissexto.
É preciso que o IERS avise com bastante antecedência o ano em que ocorrerá o segundo bissexto porque, como os sistemas tecnológicos atuais assumem que cada minuto tem exatos 60 segundos, eles podem se confundir com o segundo adicional.
As últimas quatros vezes em que o segundo bissexto foi acrescentado foram nos anos de 2005, 2008, 2012 e 2015. Por falta de aviso prévio, em 2012 alguns sites saíram do ar por efeito da desorientação do ‘tempo’. Em 2015, no entanto, estávamos mais preparados.
Claro, é apenas um segundo, e você nem perceberia se o IERS não avisasse. Mas se deixássemos esses segundos pra lá, criaríamos uma bola de neve em diversas áreas, como por exemplo a geolocalização dos Sistemas Globais de Navegação por Satélites (GNSS, na sigla em inglês).
A adição dos segundos bissextos começou em 1972. Naquela época, o atraso era tão grande que foi preciso adicionar 10 segundos de uma só vez. A partir desta data, o IERS tem adicionado sempre que preciso o segundo bissexto para que não haja a necessidade de mudanças mais radicais no ‘tempo’.
Então, lembre-se: teremos um segundo a mais no último minuto de 2016!
Arquivo de palestra: BaseCamp
Baixe o arquivo grátis da palestra “Conhecendo o Basecamp da Garmin” e veja como tirar o máximo de proveito desta importante ferramenta para o uso em navegadores GPS.