Toda a empresa pública do setor elétrico por lei, investe parte do lucro em pesquisa e desenvolvimento. E isto é maravilhoso, porem o que geralmente ocorre é que os mesmo pesquisadores ou coordenadores destas pesquisas não são valorizados internamente por terem mestrado ou doutorado nas empresas que trabalham.

As políticas de Recursos Humanos são cegas quanto a formação de doutores e mestrandos em seu quadro de trabalho, não os remunerando condicionalmente por terem se esforçados  e elevado a qualidade da empresa que trabalham.

Quando a questão ambiental começou a despontar, especialistas das mais diversas áreas começaram a trabalhar e como o meio ambiente é propício a questionamentos que levam a pesquisa, os departamentos se tornaram um problema. Pois se tinha a questão colocada ou se pesquisa ou se trabalha. Qual é a função da empresa?  Trabalhar ou pesquisar? Estas questões ainda ficam mais confusas, quando se tem o projeto de pesquisa que tem por finalidade melhorar a empresa gerando melhoria nos resultados e lucros.

As pesquisas são necessárias e importantes, acho que o correto é designar um local específico nas empresas para desenvolvimento de pesquisas como o CENPES da Petrobrás. No setor elétrico tem o CEPEL, porem está desvinculado das pesquisas e desenvolvimento realizados ao meu ver pelas empresas do Setor.

Tenho certeza que o tema é polêmico e vai gerar vários questionamentos e observações, porem acredito que isso vai agregar mais conhecimento ao nosso blog, deixem o seu comentário…

Para saber +:

winkpédia – PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa_e_Desenvolvimento

ANEEL- Agencia Nacional de Energia

http://www.aneel.gov.br/

http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=75&idPerfil=6

CENPES – Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello

http://www2.petrobras.com.br/portal/frame.asp?pagina=/tecnologia2/port/centro_pesquisasdapetrobrasapresentacao.asp

CEPEL – Centro de Pesquisas de Energia Elétrica

http://www.cepel.br/