Fazer parte de um fórum exclusivo de empresários com foco em mapear, dar voz ao setor de Drones e construir o futuro deste mercado: esta foi a tônica do II Fórum de Integração Empresarial do Setor de Drones. Confira os destaques e o que vem por aí…

segundo-forum-de-empresarios-de-drones

Na última quinta-feira (22/9) aconteceu o II Fórum Empresarial do Setor de Drones. Com o objetivo de oferecer um espaço de integração para os empresários, o Fórum foi realizado no Hotel Transamérica Executive 21st Century, em São Paulo (SP).

“Foi um grande sucesso a segunda edição do Fórum, com mais que o dobro de participantes do primeiro encontro”, comemora Emerson Granemann, diretor do grupo MundoGEO, empresa organizadora do Fórum. “O evento atendeu plenamente as expectativas dos organizadores e participantes”, conclui.

Iniciando o evento, foram discutidos pela primeira vez com mais profundidade o tema da obrigatoriedade do seguro de drones para cobertura de danos a terceiros, por Roberto Ferraz, Diretor da XMobots, e pelo consutor Luiz Munaretto. Também foram debatidas no painel de abertura as – ainda não definidas – regras para credenciamento de escolas de formação de pilotos.

ícone fórum drone2Em seguida, foi apresentado por Silvia Ethel, gerente sênior da PwC, uma pequisa global do mercado para aplicações de Drone, detalhando as principais áreas que, somadas, chegam a 127 bilhões de dólares. Complementaram este painel Nei Brasil, diretor da FT Sistemas, e Manuel Martínez, diretor para América Latina da fabricante chinesa DJI. Todos foram unânimes em apontar a necessidade de começarmos a mapear o mercado nacional do setor.

George Longhitano, diretor da Gdrones, e Guilherme Barbosa, diretor da Caraca Imagens comentaram as dificuldades de executar, na prática, uma operação de Drones segundo a legislação atual do setor.

Na parte da tarde, o ponto alto do fórum foi a sessão de perguntas & respostas com os integrantes dos orgãos governamentais reguladores do setor no Brasil. Estavam presentes: Capitão Leonardo Haberfeld, chefe da Seção de Operações Militares do Subdepartamento de Operações do DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo; Ailton José de Oliveira Júnior, Especialista da Gerência Técnica de Processo Normativo da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil; e Rafael Gasparini, Gerente Técnico de Normas Operacionais da ANAC.

14502785_1071157806270912_4785531991616379332_nA sessão de tira-dúvidas foi extensa, como dezenas de questionamentos prontamente atendidos pelos convidados. Na oportunidade, inclusive, ambos os órgãos governamentais adiantaram alguns pontos das mudanças previstas com o lançamento da legislação completa do setor, que será anunciada ainda este ano.

E, por fim, o tema precificação foi apresentado e debatido com os presentes, por: Fabiano Cucolo, diretor da 99GEO; Bruno Holtz, diretor da 3DGEO; e George Longhitano.

“O evento marcou a plena integração da comunidade do setor com as agências reguladoras. Todos querem que o mercado cresça com segurança, que seja atrativo por empresas e investidores e que possibilite a geração de receita, beneficie a sociedade com ganhos de produtividade e qualidade dos serviços prestados”, comenta Emerson Granemann, que atuou no Fórum como facilitador.

Todos os novos participantes vão se integrar ao grupo do primeiro fórum, através das redes sociais, para realizar encontros online, definir estratégias e planejar novas ações, como a agenda do 3º Fórum do Setor.