Além de baratear corridas em até 66% por meio de caronas, app aposta em tecnologia para melhorar mobilidade urbana; próximo passo é chegar a outras cidades

Em um movimento de resposta à expansão de serviços de transporte como o Uber, um grupo de empreendedores curitibanos – junto a associações de taxistas da cidade, ao Sindicato e a outros órgãos – lançou um aplicativo que promete baratear em até 66% as corridas por meio de caronas entre passageiros. Batizado de Táxi Free, o app é exclusivo para táxis e investe em tecnologia para melhorar a mobilidade urbana e trazer evolução para o segmento.

Por meio de geolocalização, o app conecta motoristas e passageiros numa mesma área. Os dados gerados por todos os usuários resultam em uma espécie de “mapa”, que indica aos taxistas onde há mais demanda e menos oferta. “Damos uma mãozinha para o movimento se equalizar”, comenta Marcelo Sodré, criador da plataforma ao lado de Claudio Itinoce e Ederaldo Campos.

“A ideia é não só diminuir o tempo de espera nas duas pontas, como contribuir para o transporte da cidade como um todo”, afirma Sodré, que destaca a possível integração com as chamadas “metrópoles inteligentes”, onde geração e análise constante de dados colaboram para a qualidade de vida da população.

Para gerar economia, a plataforma aposta em viagens compartilhadas por meio de rotas inteligentes. A modalidade, que permite a três passageiros dividirem um carro, é uma opção vantajosa para motoristas que atuam em áreas com grande fluxo de pessoas – como saídas de eventos e shows, centros comerciais, aeroportos e rodoviárias, entre outros.

“Nosso objetivo é devolver o taxímetro aos taxistas, para que ele, e não o app, estime o preço com base no dispositivo”, diz Sodré. Para cada corrida, o Táxi Free cobra uma taxa de 15%, “bem mais barata do que a encontrada em outras soluções”, complementa o fundador. “Nós também não decidimos promoções de maneira unilateral ou adotamos práticas com as quais a categoria não se sinta confortável”, explica.

Lançado no final de setembro, o aplicativo já detém 20% da frota de táxis da capital paranaense. Por meio da mesma estratégia, o objetivo é chegar, ainda em 2017, a 100 mil motoristas atuando em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, para depois expandir para todo o Brasil. O app é gratuito para passageiros e está disponível para Android – a versão iOS será disponibilizada em breve.

Mais informações: www.taxifree.com.br