Já estão disponíveis as primeiras imagens radar do satélite chinês Gaofen-3
O satélite chinês Gaofen-3, equipado com um Radar de Abertura Sintética (SAR, na sigla em inglês) de alta resolução, enviou suas primeiras imagens, segundo afirmou a Administração Estatal de Ciência, Tecnologia e Indústria para a Defesa Nacional na última segunda-feira (23/1).
Com resolução de até um metro, o Gaofen-3 foi lançado em agosto de 2016 e agora coloca a China de uma vez por todas no mercado de imagens obtidas com radar, sendo o primeiro veículo de sensoriamento remoto de baixa órbita chinês previsto para ter uma longa vida útil.
Radares têm a vantagem de obter imagens em qualquer condição climática, independentemente de exposição solar ou presença de nuvens.
Tong Xudong, engenheiro sênior da administração, disse que o satélite cobre o globo com um serviço de observação 24 horas por dia, sob quaisquer intempéries, e será usado para prevenção e resposta a desastres, monitoramento oceânico e proteção de direitos marítimos.
Com 12 diferentes formas de imageamento, o Gaofen-3, o satélite de observação de alta definição é capaz de alternar livremente entre vários modos de imagem. A resolução espacial varia de um a 500 metros e sua maior faixa de observação é de 650 quilômetros.
Com informações da Agência de Notícias Xinhua