Marketing de territórios, por definição, consiste basicamente em quatro atividades: elaboração do mix correto das atrações e serviços à comunidade, estabelecimento de incentivos atraentes para os atuais e possíveis compradores, fornecimento de produtos e serviços locais de uma maneira eficiente e acessível e promoção dos valores e da imagem do local.
Esta palestra abordará teoria e prática da aplicação de técnicas de marketing e comunicação em territórios (municípios, regiões, comunidades) para a valorização de produtos e serviços com identidade, bem como para a garantia do desenvolvimento sustentável de base local.
Objetivos:
- – Compartilhar conceitos gerais e específicos sobre o que é, como funciona e o que se pode esperar de ações de marketing de territórios, e seu impacto para o desenvolvimento sustentável
- – Demonstrar, com exemplos e casos de sucesso, os benefícios do marketing de territórios em suas diversas frentes de ação.
Programa:
- – 14:00 Marketing territorial: bases e aplicações
- – 16:00 Estudo de caso: A rota do Cambuci
- – 17:15 Debate & encerramento
- – 17:30 Networking & coffee break cedido por Delicias de Cambuci
Porque realizar ações de marketing de territórios?
Em seu livro “Marketing Places”, Philip Kotler demonstra que o marketing territorial contribui para:
- – Desenvolver e posicionar uma “Marca Territorial” e projetá-la para espaços mais amplos, em nível regional, estadual, nacional e mundial
- – Agregar valor aos produtos e serviços do território através de certificações de origem e de qualidade
- – Melhorar a auto-estima e a identidade local e com isso aumentar a qualidade de vida dos residentes e usuários
- – Estabelecer uma imagem hospitaleira, entusiástica e progressista, facilitando atrair novas empresas, investimentos e visitantes
Palestrantes:
Rogério Raupp Ruschel, Coordenador – Publicitário, jornalista e consultor é autor de sete livros e 38 estudos, diretor da Essential Idea Editora e editor do blog “In Vino Viajas” de cultura do vinho e turismo cultural, o mais internacional da America Latina, com leitores em 134 países. Foi professor universitários por 19 anos na Gradução e Pós-Graduação da ESPM/São Paulo, na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do SENAC e na Universidade Portucalense de Porto, Portugal. Foi diretor do Grupo Ogilvy, Vice-Presidente do Grupo Propeg, CEO da Hornell Brasil e Presidente da Ruschel & Associados Negócios e Sustentabilidade, com clientes como Volkswagen, Bradesco, Vale, Fundo Vale, Agfa, Gerdau, Dow, Siemens, Unilever, Cargill, Electrolux, Daimler Chrysler, Embraer, Veracel, Grupo Accor e Eletrobras. Fez mais de 60 palestras sobre marketing, comunicação, meio ambiente, sustentabilidade e turismo no Brasil, Portugal, Espanha e Uruguai.
Gabriel Menezes, Diretor-Presidente do Instituto Auá de Empreendedorismo socioambiental, empreendedor social da Agência de Ecomercado e da Rota do Cambuci. Foi técnico e consultor das Incubadoras de Cooperativas Populares e Economia Solidária da USP, FGV e Osasco; é o idealizador e coordenador do Arranjo Produtivo Local da reciclagem no Jardim Ângela de 2007 a 2011 e do Arranjo Produtivo Sustentável do Cambuci e nativas da Mata Atlântica desde 2013, envolvendo mais de 15 municípios. Integra o Conselho Municipal de Segurança Alimentar de São Paulo, Conselho Gestor do Centro Público de Economia Solidária de Osasco, Conselho Gestor do Núcleo Padre Dória do Parque Estadual da serra do Mar e Conselho de Meio Ambiente do Embu-Guaçu.
Data: Quarta-Feira, 30 de agosto de 2017
Horário: das 14h00 às 18h00
Local: Câmara Brasil-Alemanha – Rua Verbo Divino, 1488 – Chácara Santo Antônio, São Paulo – SP
Despesas de almoço e estacionamento por conta dos participantes.
Inscrições limitadas e sujeitas a pré-análise.
Para mais informações, envie um e-mail para: mambiente@ahkbrasil.com