A inclusão da cidade de Dayton, em Ohio, é um marco para o Moovit, que começou em Israel e já conta com mais de 70 milhões de usuários apenas quatro anos depois
O Moovit, aplicativo líder de mobilidade urbana no mundo, anuncia hoje a inclusão da cidade número 1.500, consagrando-se como o app mais completo para se locomover – incluindo ônibus, metrô, ferry, bonde, trem, bicicletas, caronas compartilhadas – em 77 países. A empresa atinge esse marco em apenas quatro anos e meio de história. São mais de 1,1 bilhões de pessoas beneficiadas com o serviço com um potencial número de motoristas estimado em 550 milhões de pessoas.
A cidade americana de Dayton – a 1.500 do ranking, em Ohio, foi uma das nove cidades adicionadas recentemente ao Moovit até agora, em agosto. O Estado de Ohio também abriga a cidade de Atenas – a 1.501 na inclusão (diferente da Atenas na Grécia, onde Moovit foi lançado em 2014). Ainda foram incluídas, recentemente, cidades da Austrália, Brasil, Bulgária, Chile, China, França, Polônia, Portugal, Espanha e os EUA. Em geral, o Moovit lança uma nova cidade a cada 15 horas. Em breve será é Gopiapo, no Chile, Plovdiv, na Bulgária, seguido por Volta Redonda, no Brasil e Maryborough-Hervey Bay, na Austrália.
O Moovit, que foi eleito pelo Google um dos melhores apps de 2016, detém uma base de dados que o diferencia dos demais apps. Unificando dados públicos aos horários e informações dos transportes em tempo real, com dados de crowdsourcing de seus mais de 70 milhões de usuários e da comunidade local de 180 mil colaboradores voluntários, a empresa acumulou o maior repositório de dados de transporte do mundo. Com isso, o Moovit transforma esses dados no aplicativo para fornecer aos passageiros as informações que eles precisam para percorrer a cidade por meio do transporte público da maneira mais fácil e mais conveniente, incluindo horários e pontos de parada. A inteligência do app também transformou seus dados em um conjunto de ferramentas ideal para ajudar governos e desenvolvedores com o planejamento urbano em um futuro que inclui veículos autônomos, viagens mais longas e formas alternativas de trânsito.
“O mundo está no limiar de uma enorme revolução de transporte”, diz Nir Erez, co-fundador e CEO do Moovit. “A mobilidade urbana é uma das principais prioridades para cidades inteligentes estarem melhor preparadas para lidar com populações em expansão. Ao ofertar um completo repositório de dados, que conta com milhões de informações adicionadas diariamente, e um conjunto de ferramentas analíticas que especifica a demanda por transporte nas cidades, o Moovit é exclusivamente qualificado na área de mobilidade como serviço (MaaS) para ajudar a trazer o futuro da mobilidade urbana para a realidade”.
Crowdsourcing: a vantagem competitiva do Moovit
Só este ano, o Moovit já integrou 250 novas cidades do mundo ao app. Destas, mais de 150 foram possíveis graças à contribuição da comunidade de 180 mil voluntários chamados de “Mooviters” que fazem do Moovit a Wikipédia do transporte público. O app permite que os Mooviters façam o mapeamento das informações de transporte em suas cidades usando uma ferramenta própria elaborada para que editor local possa adicionar pontos de paradas, rotas, horários e outras informações no aplicativo. Esse esforço melhora significativamente a experiência de transporte e revela heróis locais.
Curiosidades sobre algumas cidades mapeadas pelos Mooviters:
Nos Estados Unidos: os passageiros de Knoxville, Tennessee, não tinham planejador de viagens para sua rede de transporte até maio de 2015, quando o residente local Joseph Linzer mapeou os 1.243 pontos de parada da cidade no Moovit. Joseph atualiza regularmente sua cidade e recentemente ajudou a levar o app Moovit para os motoristas de transporte público da vizinha Clarksville.
No Brasil: com a população de quase um milhão, João Pessoa foi a primeira cidade lançada pela comunidade Mooviter no país, em 2014. Vitor Rodrigo Dias liderou e concluiu o mapeamento de 3.249 pontos de ônibus em menos de dois meses. Dias se tornou um dos primeiros Embaixadores Mooviter do Moovit e continua a liderar projetos de mapeamento de cidades em todo o Brasil.
Na Turquia: em maio de 2017, Fatih Aktaş, que tem 90% de deficiência visual, queria disponibilizar o Moovit para os mais de 330 mil habitantes de sua cidade de Balikesir, na Turquia. Ele solicitou ao órgão responsável na cidade para compartilhar informações sobre sua rede de transporte público online. Aktaş pediu a 20 amigos que o ajudassem a mapear as rotas e adicionar os horários no app. O Moovit Country Manager local, Busra Yurgun, juntou-se à maratona do Mapathon de Aktaş e, em uma semana, todas as 60 linhas que operavam na cidade foram adicionadas ao Moovit. Aktaş e sua equipe continuam atualizando as informações da cidade. Além disso, ele pretende se unir aos grupos de teste de acessibilidade do Moovit para novos recursos no aplicativo que ajudam as pessoas com deficiência.
Graças à tecnologia do app somada à contribuição do programa Mooviter, a empresa agora tem mais de 2 mil cidades em seu plano de lançamentos e disponibiliza uma nova cidade a cada 15 horas.
“Alcançar o marco de 1.500 cidades disponíveis no Moovit é apenas o começo. Nosso objetivo é melhorar a informação, a acessibilidade e a experiência de transporte público a todos que tenham acesso ao serviço”, explica Erez.