Desenvolvimento do sistema de informações geoambientais integra o plano de desenvolvimento sustentável do Estado. Interoperável e integrado aos demais sistemas existentes, objetivo é integrar e compartilhar informações entre todos os departamentos
A Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH) de Pernambuco anuncia o lançamento do SIG Caburé.
O Projeto Caburé – Informações Geoambientais de Pernambuco é uma iniciativa inovadora com propósito de implantar um Sistema de Informações Geográficas – SIG como ferramenta corporativa que tem por objetivo agilizar os trabalhos, aumentando a produtividade e a qualidade no atendimento às diversas demandas de tomada de decisão na CPRH.
Nesse contexto, o desenvolvimento do SIG Caburé integra o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Pernambuco e para execução da sua primeira fase já conta com recurso de Compensação Ambiental disponível e aprovado pela Câmara Técnica de Compensação Ambiental no valor de R$ 2 milhões.
Por dentro do SIG
O SIG Caburé é um Sistema de Informações Geográficas em ambiente web que ampliará a capacidade de processamento de dados georreferenciados da CPRH e utilizará ferramentas que permitam a participação da sociedade em geral na gestão ambiental do Estado.
A grande vantagem do sistema está na facilidade de manuseio, na sua versatilidade e na rapidez para se efetuar análises, permitindo a gestão dos dados ambientais em um ambiente amigável, acessível e integrado aos demais sistemas existentes na CPRH.
Benefícios da adoção do sistema:
• Planejamento sistêmico com integração de informações
• Celeridade nos processos de licenciamento ambiental
• Segurança técnica e jurídica na tomada de decisões no tocante ao controle ambiental
• Maior eficiência na fiscalização
• Maior transparência nas ações da CPRH
• Maior participação social com a democratização do monitoramento ambiental
O SIG Caburé tem como principal ser interoperável e integrado aos demais sistemas existentes na CPRH, integrando e compartilhando informações entre todos os departamentos do órgão.
Por ter um caráter corporativo, a implantação do SIG implica em mudanças operacionais de trabalho nas diversas áreas do órgão. Sendo assim, serão realizadas diversas ações para mobilizar, sensibilizar, informar e capacitar os servidores e funcionários da CPRH envolvidos no Projeto e garantir a receptividade dos usuários em geral.
Geoinformação & Disrupção: Criando Novos Mercados
Como a cadeia produtiva da Geoinformação pode se adaptar às rápidas e constantes mudanças que estão ocorrendo e também buscar novos mercados?
Toda esta evolução digital está baseada em tecnologia móvel, a combinação de inteligência artificial e a observação da Terra, serviços automatizados de localização, big data e análises geográficas em tempo real.
No seminário Geoinformação & Disrupção, que vai acontecer no dia 15 de maio na abertura do MundoGEO#Connect 2018, especialistas estarão reunidos para debater estas tendências e desvendar os melhores caminhos para as empresas do setor continuarem a prover soluções para uma cadeia consumidora corporativa da análise geográfica cada vez mais ampla e exigente.
Veja a programação completa e confira como foi a última edição, que contou com mais de 3 mil participantes: