Objetivo é formar profissionais para intervenção em casos práticos, aptos a atuar como perito ambiental ou assistente técnico em perícia judicial e extrajudicial
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas até 30 de junho de 2018 para o Curso de Perícia Judicial Ambiental. As aulas serão de 7 a 28 de julho.
Segundo os organizadores, a atividade tem como objetivo fornecer conhecimento teórico e prático nas áreas de periciais judiciais, principalmente aquelas relacionadas a periciais judiciais ambientais. O curso forma profissionais para intervenção em casos práticos, aptos a atuar como perito ambiental ou assistente técnico em perícia judicial e extrajudicial.
O curso de perito judicial ambiental terá aulas expositivas e práticas com a utilização de recursos audiovisuais e aulas práticas com análise e elaboração de laudos periciais e de pareceres dos assistentes técnicos. Serão disponibilizados textos para leituras, como forma a complementar a formação do aluno, além de atividades extraclasse. As aulas serão ministradas em quatro sábados, no período diurno.
Os peritos judiciais ambientais não precisam ter formação em área específica, nem mesmo aprovação em concurso público. As inscrições custam R$ 800 e podem ser feitas pelo site do curso.
Com informações da Agência Fapesp / Imagem: Pixabay
DroneShow Online 2018
Para quem não conseguiu participar presencialmente em alguma atividade do evento, foi realizado esta semana, de 19 a 21 de junho, o DroneShow Online. Atendendo a pedidos, esta foi uma oportunidade para quem não conseguiu acompanhar presencialmente alguns dos principais conteúdos do evento DroneShow 2018, que aconteceu em maio passado na capital paulista. Assista o primeiro vídeo oficial com um resumo do evento:
O primeiro dia do DroneShow Online contou com um seminário no qual o diretor da MundoGEO, Emerson Granemann, fez um resumo com os destaques da feira e da abertura do evento. Na parte da tarde, foi a vez de Francisco Nogara Neto, da Agropixel e Skydrones, apresentar um mini-curso sobre processamento de imagens obtidas com drones. Já o segundo dia do evento teve a agricultura como destaque. Na parte da manhã, novamente Francisco Nogara Neto apresentou um mini-curso, só que dessa vez para uma introdução aos drones no setor agrícola. Por sua vez, na parte da tarde foi a vez de Giovani Amianti, da XMobots, apresentar um treinamento online avançado sobre agricultura com drones, apresentando cases de diferentes culturas.
Por sua vez, o terceiro e último dia do DroneShow Online 2018 teve como destaque o mapeamento usando drones. Na parte da manhã o foco foi a Topografia, quando Danilo Rodrigues – Diretor da GeoSurv – mostrou como drones podem agilizar e diminuir custos de aquisição de dados do terreno, bem como disponibilizar informações e parâmetros das feições contidas na superfície terrestre de modo a facilitar o desenvolvimento de projetos de engenharia. E fechando o DroneShow Online 2018, na parte da tarde foi a vez de Pedro Gomes – Geógrafo da Horus Aeronaves -, que abordou o mapeamento com drones, demonstrando como os drones oferecem vantagens, como baixo custo operacional, facilidade de uso em grandes terrenos, além de uma maior segurança durante a operação.
Todos os inscritos no DroneShow Online poderão rever posteriormente o replay, terão acesso aos arquivos das apresentações – em formato pdf – e integrarão um grupo fechado de networking. Atendendo a pedidos, foi prorrogada por mais algumas horas a inscrição para acesso a estes conteúdos: