Inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 16 de dezembro
O Programa USP Cidades Globais, sediado no Instituto de Estudos Avançados (IEA), está com chamada pública aberta para pesquisadores de pós-doutorado e colaboradores. As inscrições devem ser feitas pelo site do IEA e estão abertas até 16 de dezembro de 2018.
O objetivo é possibilitar a formação de grupos de pesquisadores nacionais e estrangeiros voltados às questões urbanas, que possam gerar aplicações, experimentações e soluções, além de desenvolver subsídios para as transformações necessárias no contexto urbano.
Espera-se que os pesquisadores tragam uma perspectiva de trabalho inter e transdisciplinar, intensificando diálogo e interação nas ciências sociais e humanas, além da matemática, computação, física, química, biologia e todas as suas vertentes tecnológicas e as ciências ambientais e da sustentabilidade, em propostas que considerem as complexidades das cidades e a projeção para 2050.
Para o programa de pós-doutorado, a carga horária mínima é de 960 horas, com 20 horas por semana. Exige-se título de doutor obtido há no máximo sete anos.
Já o programa para pesquisador colaborador exige dedicação de no mínimo 12 e no máximo 20 horas semanais. O período máximo de vinculação do pesquisador colaborador com o mesmo projeto de pesquisa é de cinco anos. O pedido de participação no programa deverá ser formulado por docente da USP e submetido à Comissão de Pesquisa do IEA-USP.
Com informações da Agência FAPESP / Imagem: Pixabay
Geo e Drones na Indústria 4.0
Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral do MundoGEO Connect e DroneShow em 2019 será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”.
Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de 32 curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.
Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).
Os sites do MundoGEO Connect e DroneShow 2019 apresentam o time de curadores que está ajudando a desenhar de forma inovadora os conteúdos dos eventos. Ainda este ano será divulgado o formato e prazos para submissão de trabalhos, as formas de participação de startups e a lista completa de cursos inéditos e atividades paralelas da feira. Confira um resumo de como foi a última edição: