O Ministério de Ciências, Inovações e Comunicações (MCTIC) criou uma comissão para escolher o próximo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O cargo é ocupado interinamente por Darcton Policarpo Damião desde agosto passado. Ele substituiu Ricardo Galvão, que deixou o posto após ser demitido por reagir a críticas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que acusou a equipe de pesquisadores do Instituto de mentir sobre dados do desmatamento da Amazônia.

De acordo com a portaria de criação, o comitê será presidido por João Luiz Filgueiras de Azevedo, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Além dele farão parte do grupo: Antonio José Roque da Silva, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM); Augusto César Gadelha Vieira, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC); João Paulo Rodrigues Campos, da Visiona Tecnologia Espacial (joint-venture entre a Embraer e a Telebras); e Júlio Hideo Shidara, da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB).

Processo

O grupo ficará responsável por receber e avaliar inscrições de pesquisadores interessados em ocupar o cargo, que tem mandato de quatro anos.

A seleção dará origem a uma lista tríplice que será encaminhada ao ministro do MCTIC, Marcos Pontes. O procedimento para inscrição ainda não foi divulgado.

Fonte: G1 Vale do Paraíba