A qualidade radiométrica e geométrica das câmeras e os resultados dos testes em órbita dos subsistemas do satélite CBERS 04A, além da infraestrutura para o controle e rastreio e recepção do satélite foram atestados durante a Revisão de Prontidão Operacional – ORR (Operational Readiness Review) do Satélite CBERS 04A, realizada no fim de julho por um Comitê Revisor formado por especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Agencia Espacial Brasileira (AEB).
A Revisão contou com a participação do diretor do INPE, Darcton Damião, e dos coordenadores dos Segmentos Espacial, de Aplicações e de Controle do Programa CBERS, além de especialistas do Instituto, da AEB e da AMS Kepler Engenharia de Sistemas.
“Os principais objetivos da Revisão foram atingidos e a avaliação do Comitê Revisor foi que não há qualquer impedimento para entregar o satélite para a operação de rotina”
informa Antonio Carlos Pereira Jr, que coordena o Segmento Espacial do Programa CBERS
O CBERS 04A é o sexto satélite do Programa CBERS e conta com três câmeras, duas brasileiras (MUX e WFI) e uma chinesa (WPM). A multiplicidade de sensores torna o CBERS 04A capaz de atender a diversas aplicações, como monitorar desmatamentos, queimadas, o nível de reservatórios, desastres naturais, a expansão agrícola e o desenvolvimento das cidades, entre outras. Cada câmera possui um nível de resolução capaz de gerar imagens no detalhamento necessário conforme a aplicação.
De acordo com Ricardo Cartaxo, coordenador do Segmento Aplicação do Programa CBERS,
“A câmera WPM, com resolução de 2m na banda pancromática e 8m nas bandas multiespectrais é ótima para estudos urbanos. A câmera MUX, com 16m de resolução e faixa de imageamento de 95km é indicada para estudos hídricos, de vegetação e agricultura. Já a câmera WFI, com 55m de resolução e 680 km de faixa, revisita o mesmo alvo a cada 5 dias, com excelente qualidade tanto geométrica quanto radiométrica, é indicada, entre outros, para uso nos projetos DETER e PRODES”
As imagens já estão disponíveis para o público no catálogo do INPE.
Lançado em dezembro de 2019, o satélite CBERS 04A é resultado do esforço pela capacitação e crescimento do mercado de alta tecnologia no país.
INPE fornece imagens CBERS 04A para atender desastre em Beirute
Dentro do esquema de cooperação internacional do International Charter Space and Major Disasters e em suporte à missão Brasileira para atender o desastre da explosão em Beirute, Líbano, o INPE programou aquisição emergencial de imagens do satélite CBERS 04A.
Na última terça-feira (11/8) foi entregue o primeiro produto com valor adicionado pelo CENAD do Ministério do Desenvolvimento Regional ao Disasters Charter e que auxiliará a Missão brasileira em Beirute:
Com informações e imagens do INPE
DroneShow e MundoGEO 100% Online
Este ano, os eventos MundoGEO Connect e DroneShow vão acontecer no formato 100% online de 1 a 30 de setembro.
Serão 21 atividades, uma por dia (13 cursos, 7 seminários e 1 fórum), além de uma plataforma de conexões e negócios que vai permitir intensa interação entre os participantes e patrocinadores.
Confira a programação completa do MundoGEO Connect e DroneShow 2020 e faça sua inscrição antecipada para garantir sua vaga e um super desconto!