A qualidade radiométrica e geométrica das câmeras e os resultados dos testes em órbita dos subsistemas do satélite CBERS 04A, além da infraestrutura para o controle e rastreio e recepção do satélite foram atestados durante a Revisão de Prontidão Operacional – ORR (Operational Readiness Review) do Satélite CBERS 04A, realizada no fim de julho por um Comitê Revisor formado por especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Agencia Espacial Brasileira (AEB).

A Revisão contou com a participação do diretor do INPE, Darcton Damião, e dos coordenadores dos Segmentos Espacial, de Aplicações e de Controle do Programa CBERS, além de especialistas do Instituto, da AEB e da AMS Kepler Engenharia de Sistemas.

“Os principais objetivos da Revisão foram atingidos e a avaliação do Comitê Revisor foi que não há qualquer impedimento para entregar o satélite para a operação de rotina”

informa Antonio Carlos Pereira Jr, que coordena o Segmento Espacial do Programa CBERS

O CBERS 04A é o sexto satélite do Programa CBERS e conta com três câmeras, duas brasileiras (MUX e WFI) e uma chinesa (WPM). A multiplicidade de sensores torna o CBERS 04A capaz de atender a diversas aplicações, como monitorar desmatamentos, queimadas, o nível de reservatórios, desastres naturais, a expansão agrícola e o desenvolvimento das cidades, entre outras. Cada câmera possui um nível de resolução capaz de gerar imagens no detalhamento necessário conforme a aplicação.

De acordo com Ricardo Cartaxo, coordenador do Segmento Aplicação do Programa CBERS,

“A câmera WPM, com resolução de 2m na banda pancromática e 8m nas bandas multiespectrais é ótima para estudos urbanos. A câmera MUX, com 16m de resolução e faixa de imageamento de 95km é indicada para estudos hídricos, de vegetação e agricultura. Já a câmera WFI, com 55m de resolução e 680 km de faixa, revisita o mesmo alvo a cada 5 dias, com excelente qualidade tanto geométrica quanto radiométrica, é indicada, entre outros, para uso nos projetos DETER e PRODES”

As imagens já estão disponíveis para o público no catálogo do INPE.

Lançado em dezembro de 2019, o satélite CBERS 04A é resultado do esforço pela capacitação e crescimento do mercado de alta tecnologia no país.

Imagem WPM (fusão da banda pancromática com as bandas multiespectrais) – Litoral Norte de São Paulo (Caraguatatuba, São Sebastião e parte de Ilhabela)
Imagem câmera MUX – Litoral Norte de São Paulo (Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela)
Imagem câmera WFI – Rio de Janeiro

INPE fornece imagens CBERS 04A para atender desastre em Beirute

Dentro do esquema de cooperação internacional do International Charter Space and Major Disasters e em suporte à missão Brasileira para atender o desastre da explosão em Beirute, Líbano, o INPE programou aquisição emergencial de imagens do satélite CBERS 04A.

Na última terça-feira (11/8) foi entregue o primeiro produto com valor adicionado pelo CENAD do Ministério do Desenvolvimento Regional ao Disasters Charter e que auxiliará a Missão brasileira em Beirute:

Com informações e imagens do INPE

DroneShow e MundoGEO 100% Online

Este ano, os eventos MundoGEO Connect e DroneShow vão acontecer no formato 100% online de 1 a 30 de setembro.

Serão 21 atividades, uma por dia (13 cursos, 7 seminários e 1 fórum), além de uma plataforma de conexões e negócios que vai permitir intensa interação entre os participantes e patrocinadores.

Confira a programação completa do MundoGEO Connect e DroneShow 2020 e faça sua inscrição antecipada para garantir sua vaga e um super desconto!