Recentemente foi concluída a implantação de uma rede de estações absolutas de gravidade no estado de Minas Gerais (REGRAB/MG – Rede Gravimétrica Absoluta de Minas Gerais).
O estado de Minas Gerais é o segundo da federação a receber esse tipo de infraestrutura geodésica (o primeiro foi São Paulo).
O projeto foi uma iniciativa do Laboratório de Topografia e Geodésia da Universidade Federal de Uberlândia (LTGEO-UFU), campus Monte Carmelo, em parceria com o Centro de Estudos de Geodesia (CENEGEO), o Laboratório de Topografia e Geodesia da Universidade de São Paulo (LTG-USP) e o Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo (IGC) e contou com apoio financeiro do CNPq (Processo: 420555/2016-1).
Ao todo foram materializadas 22 estações a partir de observações conduzidas por um gravímetro absoluto Micro-g Lacoste A-10, pertencente ao IGC, conforme ilustrada pela imagem ao lado.
Os relatórios das estações podem ser acessados neste endereço.
As estações foram estabelecidas em locais públicos facilitando o acesso da comunidade usuária.
Procurou-se satisfazer uma distribuição homogênea das estações no estado, conforme ilustrado pela imagem abaixo.
Vale ressaltar que sete estações (Monte Carmelo, Uberlândia, Inconfidentes, Varginha, Juiz de Fora, Ouro Preto e Viçosa) foram realizadas em instituições de ensino superior, possibilitando assim o uso das informações, bem como da estação para fins de ensino, extensão e pesquisa.
A rede de Minas Gerais servirá como referência para os levantamentos gravimétricos que se fizerem necessários no estado. Além disso, apresenta um papel fundamental no cálculo de modelos geoidais, no estabelecimento de modelos altimétricos, além de outras aplicações interdisciplinares como, por exemplo na definição do volume, cota e área alagada de reservatórios.
Esse trabalho foi coordenado pelo professor da UFU, Gabriel Guimarães em parceria com o professor sênior da USP, Denizar Blitzkow e com a pesquisadora do CENEGEO, Ana Cristina O. Cancoro de Matos.
Com informações de Gabriel do Nascimento Guimarães