O nanossatéilte brasileiro Alfa Crux acaba de ser lançado por um foguete Falcon 9, da empresa SpaceX, direto do Cabo Canaveral, nos EUA.
Os trabalhos começaram ainda em Fevereiro, quando o AlfaCrux foi integrado ao ExoPod (deployer da empresa ExoLaunch) e ficou pronto para o lançamento. Esta carga foi preparada e montada para ser colocada dentro de um foguete Falcon 9.
O Projeto AlfaCrux é uma parceria da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e da Universidade de Brasília (UnB).
“ Apoiar iniciativas como esta é parte do escopo da AEB, e mostra que existe a possibilidade de financiamento por outros órgãos que não a AEB, como foi o caso da FAP-DF, que investiu em um projeto da área espacial. Levar o conhecimento de todo o processo, criar massa crítica na área espacial tem sido um esforço contínuo da Agência Espacial Brasileira”, disse o Diretor de Gestão de Portfólio, Paulo Barros.
Assista a live de lançamento do Alfa Crux: