publicidade

DECEA convida comunidade de drones a colaborar na atualização da norma ICA 100-40

Colaboradores podem apresentar sugestões para a ICA 100-40 (acesso de drones ao espaço aéreo), MCA 56-1 (uso de drones em operações especiais) e MCA 56-2 (drones para uso recreativo e aeromodelo)

publicidade

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) convida a comunidade aeronáutica a colaborar na elaboração das normas de drones que se encontram em fase final de atualização.

Os colaboradores podem apresentar sugestões para a ICA 100-40 (acesso de drones ao espaço aéreo), MCA 56-1 (uso de drones em operações especiais) e o MCA 56-2 (drones para uso recreativo e aeromodelo).

As contribuições devem ser feitas até 31 de agosto pelo site:
https://publicacoes.decea.mil.br/

Clique na publicação desejada, desça até o formulário, informe seus dados e registre sua contribuição. Não perca essa oportunidade!

SARPAS NG

A partir do último dia 20 de julho, os usuários de aeronaves não tripuladas podem solicitar acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro através da nova versão do Sistema de Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas, o SARPAS NG, um produto desenvolvido pelo DECEA, órgão subordinado à Força Aérea Brasileira (FAB).

A atual versão continuará funcionando normalmente até 19 de agosto. Em seguida, apenas usuários já cadastrados poderão continuar acessando esta versão, que será encerrada de maneira definitiva em 17 de novembro. Com a desativação, o acesso ao histórico de voos ficará disponível via SARPAS NG.

O novo produto foi elaborado a partir de uma reformulação na tecnologia e arquitetura do sistema, para viabilizar a criação de um ecossistema a partir da integração automática de terceiros. Com esta evolução, o SARPAS NG trabalha em conjunto com o Sistema de Aeronaves não Tripuladas (SISANT) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), possibilitando a inclusão dos dados de ambos os sistemas de forma automática.

As mudanças do novo sistema já começam no acesso com a viabilidade do uso de login e senha únicos do Governo Federal. Ao acessar a página do SARPAS, o usuário será direcionado para realizar a identificação com a conta gov.br. Outro destaque é a integração ao Airspace System Analysis (ASA), um produto digital desenvolvido pelo DECEA, que utiliza o motor de análise desse sistema para tratar as solicitações recebidas.

Desde 2016, ano de lançamento do SARPAS, a demanda de solicitações de voo é crescente. Atualmente, o sistema possui 90 mil usuários cadastrados e registrou um aumento de 40% no último comparativo anual referente aos anos de 2020 (172.230 solicitações) e 2021 (243.961 solicitações). Com isso, o DECEA observou a necessidade de aprimorar o sistema e de entregar um produto mais moderno, que atenda a demanda de forma mais prática.

Com informações e imagens do DECEA

Receba notícias sobre Drones no seu WhatsApp ou
Recebe nosso informativo no seu email

DroneShow 2023 destaca mapeamento, inspeções, pulverização, segurança e delivery

publicidade
Sair da versão mobile