A Innospace iniciou os testes para o lançamento do foguete HANBIT-TLV a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão, no Nordeste brasileiro. A expectativa da empresa sul-coreana é de que o lançamento ocorra até 21 de dezembro, dependendo da realização de todos os testes e da meteorologia na região.
O veículo da Innospace chegou ao aeroporto de São Luís em 4 de dezembro. De lá foi transportado até o CEA, onde foi levado até a Área 1, também conhecida como SISPLAT/VLS. É nessa área onde foi montada a plataforma de lançamento e que já recebeu o foguete.
Nessa primeira operação, a Innospace analisará alguns parâmetros importantes para os próximos lançamentos, tais como desempenho do voo com foco na operação ideal e empuxo do motor. O HANBIT-TLV será o primeiro veículo de uma empresa privada a ser lançado a partir do CEA.
O HANBIT-TLV é um foguete híbrido de 15 toneladas e de impulso de estágio único, com altura de 16,3 metros, um metro de diâmetro e peso de 9,2 toneladas. Esse veículo lançador utiliza uma tecnologia de motores de foguetes híbridos que combina propulsores à base de oxigênio líquido e parafina, o que simplifica sua estrutura e permite o controle de potência, além de ser não tóxico e não explosivo. O HANBIT-TLV é alimentado por um sistema patenteado de bomba elétrica.
A Innospace tem um acordo com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) para o lançamento do SISNAV, um projeto de sistema de navegação inercial em desenvolvimento pelo próprio DCTA e com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Com o lançamento, será verificado se o SISNAV funciona corretamente em ambientes específicos, como de vibração, choque e alta temperatura, desde a decolagem até o voo transatmosférico.
Receba notícias do setor Espacial no seu WhatsApp
3° Fórum SpaceBR Show 2023: Exploração Espacial e Novos Negócios