O Aeroporto de Munique, na Alemanha, iniciou testes com o evoBOT, um robô móvel autônomo desenvolvido no Fraunhofer Institute for Material Flow and Logistics IML com capacidade para realizar diversas tarefas no terminal de cargas e no pátio do aeroporto.

O evoBOT pode manusear mercadorias perigosas, transportar encomendas por distâncias mais longas e carregar e descarregar aeronaves, reduzindo a carga de trabalho de funcionários. Sobre duas rodas, ele pode atingir uma velocidade máxima de 60 km/h e transportar cargas de até 100 kg, seja em ambientes internos ou externos.

“O desenvolvimento e a expansão do setor de carga e logística são componentes essenciais da nossa estratégia corporativa. Acolhemos com satisfação todas as iniciativas para otimizar e digitalizar os processos de movimentação. O evoBOT facilitará o dia a dia de nossos funcionários da área de carga e tornará o local de trabalho mais atrativo”, explica o CEO do Aeroporto de Munique, Jost Lammers.

“Com seus braços e o fato de se mover sobre duas rodas representa um passo no caminho para o futuro humanóide da robótica. O teste prático realizado em Munique sustenta de forma impressionante o potencial desse desenvolvimento. O evoBOT pode funcionar como um colega em uma ampla gama de aplicações”, enfatiza o professor e diretor administrativo do Fraunhofer IML, Michael ten Hompel.

Acesse o canal de conteúdo sobre Robótica Móvel

Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber