A Concert Technologies, empresa brasileira que atua nos mercados aeroespacial e de energia, acabou de criar uma unidade de negócios exclusiva para o setor aeroespacial: a Concert Space.

Essa unidade já nasce com um portfólio de produtos e serviços com potencial de explorar as oportunidades e realizar importantes parcerias. No Segmento de Solo, a empresa oferece sistemas de Sincronização, Top-Decolagem, Sistema de Controle Operacional e Disparo (SCOD) e Sistema Integrado de Tratamento de Dados de Rastreio (SITDR). Além disso, desenvolve produtos sob demanda – embarcados ou não –, tanto para o Segmento de Solo, quanto Espacial.

A empresa que deu origem à Concert atuou na Missão Espacial Completa Brasileira (MEC-B) desde a origem do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão, dominando as tecnologias necessárias ao controle das operações de lançamento – que integram o Segmento de Solo – e desenvolvendo soluções personalizadas ao contexto do Centro.

Ao longo de 40 anos, a Concert desenvolveu vários sistemas operacionais para o CLA e também para o Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal, no Rio Grande do Norte. Entre eles, os sistemas de Sincronização, que garantem a sinergia temporal de todos os sistemas envolvidos nas operações e fazem a contagem regressiva para os lançamentos, os sistemas que monitoram e rastreiam o voo do foguete, e os Sistemas de Disparo e Top-Decolagem.

A Concert também é especialista no desenvolvimento de sistemas de operações críticas em tempo real, tendo participado de um dos maiores projetos desenvolvidos no Brasil em prol do monitoramento e proteção da Amazônia – o SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia). A empresa desenvolveu um módulo para identificar ligações clandestinas via rádio e outro para checar a disponibilidade de toda a infraestrutura crítica de TI do sistema.

Projetos espaciais

Atualmente, a Concert está executando, junto com parceiros, a encomenda tecnológica promovida pela FINEP/AEB para desenvolver uma plataforma inercial e computador de navegação de um lançador de satélites. O produto derivado desse projeto tem inúmeros usos em outros mercados, caracterizando-se como uma tecnologia dual, com aplicação tanto no setor aeroespacial como na indústria. Pode ser usado, por exemplo, no controle de navegação de drones e na estabilização de plataformas de exploração de petróleo.

“Temos vários ativos tecnológicos que constituem uma área de atuação distinta das nossas outras unidades (Engenharia, Lab e Thingable!). Essa é uma das razões de criar uma identidade própria para um segmento de mercado. Além disso, o conceito de New Space abre novas oportunidades de negócios, que podem ser melhor exploradas através de uma unidade de negócios mais identificada com o setor”, ressalta o presidente do Grupo Concert Technologies, Ângelo Fares. 

Segundo ele, a Concert Space manterá sua oferta de serviços especializados para os centros brasileiros e procurará ofertar serviços para as empresas que visam acessar o espaço a partir de Alcântara. Numa visão de médio prazo, a Concert Space pretende operar uma constelação de satélites de baixa órbita para imageamento inteligente e serviços de IoT.

Acesse o canal de conteúdo sobre Espaço

Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber

Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço