A Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Centre National d’Études Spatiales (CNES) — a agência espacial francesa — assinaram uma Carta de Intenções, que formaliza o compromisso conjunto de desenvolverem e operarem um local de lançamento de balões estratosféricos em Palmas, Tocantins. A iniciativa vai além do lançamento de balões e representa um compartilhamento de aspirações e visões para o futuro da exploração espacial.
A colaboração entre as agências inclui a implementação da base e o desenvolvimento de instrumentos científicos para uso em balões estratosféricos. O objetivo é proporcionar oportunidades de voos com balões para experimentos brasileiros, além de promover novas cooperações científicas entre a comunidade brasileira e europeia.
“Este acordo mostra o poder da cooperação internacional diante dos desafios cósmicos. Ele ressalta nosso compromisso compartilhado com o progresso científico e incorpora nossa visão de um futuro espacial mais brilhante” afirmou o diretor de Planejamento, Orçamento e Administração da AEB, Aluísio Camargo.
As equipes brasileiras e francesas já estão ativamente trabalhando na implementação da base. Depois do primeiro teste, a intenção é estabelecer campanhas regulares e proporcionar novas oportunidades de exploração e de descobertas científicas.
Acesse o canal de conteúdo sobre Espaço
Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço