A Wisk Aero, empresa de Mobilidade Aérea Avançada (AAM, na sigla em inglês) que pertence à Boeing, concluiu com sucesso o primeiro voo de demonstração pública de seu eVTOL autônomo de 5ª geração batizado de Cora.
O voo ocorreu na EAA AirVenture, em Oshkosh, nos Estados Unidos, com quatro transições, passando de taxiamento para voo pairado e para voo horizontal. O voo também incluiu várias manobras que demonstraram as capacidades da aeronave, como pairar, girar 360 graus sobre o próprio eixo, entre outras.
“Estamos orgulhosos de demonstrar a tecnologia autônoma por trás de nossa primeira abordagem de voo autônomo”, disse Brian Yutko, CEO da Wisk. “Esta demonstração mostra o estado de prontidão para tecnologia autônoma e propulsão elétrica. Combinado com o progresso que estamos fazendo na Certificação de Tipo para nossa aeronave de 6ª Geração, estamos provando que o voo autônomo é possível e está acontecendo hoje. Estamos ansiosos para lançar o primeiro serviço de passageiros em um veículo totalmente elétrico e autônomo nesta década”, completou.
Acesse o canal de conteúdo sobre eVTOL e Mobilidade Aérea Avançada
Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço