Cerca de 26 mil smallsats, com menos de 500 kg, serão lançados entre 2023 e 2032, o que representa uma massa diária de lançamento de 1,5 tonelada. É o que aponta o estudo Prospects for the Small Satellite Market, produzido pela Euroconsult, consultoria especializada no mercado espacial.
As constelações Starlink (SpaceX) e GuoWang (China SatNet) responderão por cerca de 66% dos smallsats lançados na próxima década. Apesar da quantidades, ambas constelações significarão menos de 25% do valor de mercado dos smallsats.
Esse setor deverá acumular aproximadamente US$ 110,5 bilhões em valor de mercado na próxima década, impulsionado pelas constelações, mas também por missões de satélite único mais complexas e caras para usuários do governo.
Apesar do crescimento, o mercado de alto volume continua apresentando uma série de desafios, incluindo capacidade limitada de atendimento ao mercado para fornecedores, lucratividade difícil, excesso de oferta e domínio das atividades comerciais por um poucos participantes consolidados.
“Os smallsats ainda representam uma oportunidade significativa para novos participantes no setor espacial, com o conflito na Ucrânia destacando os méritos e o valor das constelações de satélites comerciais e de Observação da Terra”, aponta o líder do estudo da Euroconsult, Alexandre Najjar.
Outros números do estudo da Euroconsult:
- 2.610 smallsats serão lançados entre 2023 e 2032;
- 83 kg é a média de massa dos smallsats que serão lançados até 2032 (excluindo Starlink e GuoWang);
- Operadores da América do Norte vão liderar o mercado com 54% dos lançamentos;
- Smallsats comerciais dominarão o setor, com 4.482 toneladas de massa (82%).
Acesse o canal de conteúdo sobre Espaço
Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço