O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, prestigiou pessoalmente, na última sexta-feira (18/8), a posse do novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann.

A solenidade ocorreu no auditório da sede do Ministério do Planejamento e Orçamento, em Brasília, na presença da ministra Simone Tebet e vários outros ministros. Aos 61 anos, o economista, professor e pesquisador sucede Cimar Azeredo, diretor de Pesquisas do Instituto, que ocupava o cargo interinamente desde janeiro.

Em seu discurso, Pochmann lembrou a história de 150 anos de Censos no Brasil, desde a época do Império, e a relevância do IBGE ao trazer cientificidade aos números. Ele se disse “motivado e honrado pela missão recebida do presidente Lula”. E comentou a dupla função estratégica do Instituto. “De um lado, é um espelho reflexivo da nação, que continuamente revela quantos somos, como somos, como vivemos, trabalhamos, moramos, nos alimentamos e tudo o mais. Um verdadeiro cartão de apresentação do Brasil para o mundo. E de outro lado, a bússola de movimento da nação, capaz de monitorar trajetórias perseguidas, mudanças de rumo e macrotendências portadoras de futuro”.

Cerimônia de posse do economista Marcio Pochmann na Presidência do IBGE – Foto: Washington Costa/MPO

Gaúcho de Venâncio Aires, Marcio Pochmann tem graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduação em Ciências Políticas pela Associação de Ensino Superior do Distrito Federal. Fez doutorado na década de 1990 em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde concluiu em 2013 o pós-doutorado em Ciências Sociais Aplicadas. Atuou como livre docente e como professor titular. Foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entre 2007 e 2012, bem como presidente da Fundação Perseu Abramo de 2012 a 2020, além de secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade, na cidade de São Paulo, na gestão da prefeita Marta Suplicy.

Titular do Planejamento, ao qual o IBGE é subordinado, a ministra Simone Tebet deu as boas-vindas ao novo presidente. “Agora, sob sua presidência, o IBGE, que é esse patrimônio nacional, continuará a serviço da sociedade brasileira”. Ela também fez questão de agradecer a toda a equipe de recenseadores, supervisores e técnicos que “deram sangue” durante o Censo Demográfico 2022, em especial ao presidente interino Cimar Azeredo.

Em agradecimento, Cimar Azeredo disse que se sente realizado ao entregar “o melhor e mais técnico Censo do Brasil” e afirmou que Marcio Pochmann será bem recebido por todos do IBGE, pois essa é a tradição da casa. “Estamos com muita disposição para te ajudar a construir um IBGE melhor. Desejamos muito sucesso nessa nova função”, encerrou.

Assista aqui o discurso de Marcio Pochmann:

Com informações e imagens do IBGE


Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber

Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço