A missão Chandrayaan-3 pousou com sucesso no inexplorado polo sul da Lua na manhã desta quarta-feira (23), às 9h33 (horário de Brasília), tornando a Índia o primeiro país a tocar essa região do satélite natural da Terra. Além disso, o país se tornou o quarto a pousar com sucesso na Lua, seguindo Estados Unidos, Rússia (União Soviética na época) e China.
Esta foi a segunda tentativa da Índia de pousar na Lua. Em 2019, a missão Chandrayann-2 explodiu no processo de pouso. Para essa nova tentativa, a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, na sigla em inglês) reforçou a base do módulo de pouso lunar e aprimorou o software para ter mais tolerância a possíveis erros técnicos.
Após o pouso bem-sucedido, o primeiro ministro da Índia, Narendra Modi, comemorou enquanto agitava uma bandeira do país. “Este momento é inesquecível. É fenomenal. Este é um grito de vitória de uma nova Índia”, disse.
A Chandrayaan-3 é uma continuação da missão que começou em 2008, quando a Chandrayann-1 descobriu moléculas de água na Lua. Esta missão foi lançada em 17 de julho a partir do foguete LVM3 M4. O lançamento ocorreu desde o Centro Espacial Satish Dhawan, no estado de Andhra Pradesh, na Índia.
Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço
Participe dos nossos eventos anuais DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL