O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) publicou recentemente no Diário Oficial da União, os Avisos de Chamadas Públicas destinados a cinco vagas para Bolsas do CNPq/MCTI nas áreas de conhecimento de Ciências Exatas e da Terra, Geociências, Ciências da Computação ou Engenharia Aeroespacial ou áreas correlatas, de Engenharias, Física e Matemática.  As inscrições estão abertas com prazo de encerramento em 4 de setembro de 2023.

As Bolsas CNPq/MCTI são do Programa de Capacitação Institucional (PCI), destinadas ao Projeto “Pesquisas e Desenvolvimentos Tecnológicos em Desastres Naturais”, do Cemaden. A Bolsa será operacionalizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, financiada com recursos oriundos do orçamento do Ministério da
Ciência Tecnologia, Inovações (MCTI).

Chamada 01/2023–

Título do projeto: Desenvolvimento e implementação de sistemas de Inteligência Artificial para apoio aos operadores da Sala de Situação do Cemaden no envio dos alertas

Área de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra

Área de atuação: Computação.

Chamada 02/2023

Título do projeto: Monitoramento do risco de desastre associados a eventos compostos de seca e calor no Brasil

Área de conhecimento: Geociências.

Área de atuação: Secas.

Chamada 03/2023

Título do projeto: Operacionalização e avaliação da previsão de vazão por conjunto para diversas bacias hidrográficas brasileira

Área de conhecimento: Geociências

Área de atuação: Meteorologia/Hidrologia

Chamada 04/2023

Título do projeto: Análise e qualificação de dados de monitoramento da Rede Observacional do Cemaden

 Área de conhecimento: Ciência da Computação ou Engenharia ou Engenharia Aeroespacial ou áreas correlatas

Área de atuação: Sistemas de Computação ou Engenharia Elétrica, Mecatrônica ou Sistemas Aeroespaciais/Aeronáutica ou áreas correlatas

Chamada 05/2023

Título do Projeto: Determinação de limiares críticos para enxurradas e movimentos de massa com base em umidade do solo e pluviômetros

Área de conhecimento: Engenharias, Geociências, Física, Matemática, Computação

Área de atuação: Geodinâmica

Mais informações

A data limite para submissão de inscrições é dia 04 de setembro de 2023. O cronograma e os critérios de seleção podem ser obtidos nos anexos das Chamadas (abaixo)  e estarão disponibilizadas no site do Cemaden, no Acesso à Informação – Editais de Bolsas e Capacitações (PCI) pelo link : https://www.gov.br/cemaden/pt-br/acesso-a-informacao/licitacoes-e-contratos-1/editais-de-bolsas/bolsas/pci , ou pelo telefone (12) 3205-0200/0201.  

Mestrado e Doutorado

Estão abertas as inscrições para uma Bolsa de Doutorado e uma Bolsa de Mestrado da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), destinadas a desenvolverem atividades de pesquisa pelo Projeto “Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos (COPE), conduzido no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. As inscrições devem ser feitas até 30 de setembro de 2023.

O(a) doutorando(a) participará de pesquisa que busca analisar as percepções e estratégias de comunicação de riscos de gestores públicos e comunidades sobre eventos extremos de tempo e clima, considerando dimensões etárias, de gênero e pessoas com deficiência (PcD).

O(a) bolsista de mestrado desenvolverá a análise das capacidades e necessidades municipais de preparação para eventos extremos de tempo e clima.

Os (as) candidatos (as) devem ter formação em áreas relacionadas a Ciências Sociais, Políticas Públicas, Administração Pública, Relações Públicas, Geografia, Serviço Social, Jornalismo, Comunicação Social, Pedagogia, Psicologia, Gestão Ambiental, Estatística,  entre outras.

Inscrições e informações

Para se candidatar, os interessados devem enviar –  até 30 de setembro de 2023 – o currículo para o e-mail do coordenador do Projeto COPE, pesquisador Victor Marchezini (victor.marchezini@cemaden.gov.br) e preencher o formulário do Projeto COPE,.

Os (as) candidatos (as) selecionados para a Bolsa de Mestrado deverão ser aprovados (as) na prova do Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais (ICT/Unesp-Cemaden) , que será realizada entre outubro e novembro de 2023.

Os (as) candidatos (as) selecionados para a Bolsa de Doutorado deverão ser aprovados (as) na prova do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terrestre (PGCST/INPE), que será realizada entre outubro e novembro de 2023.

Mais informações sobre as vagas estão disponibilizadas pelo link: https://fapesp.br/oportunidades/6320/ e https://fapesp.br/oportunidades/6319/.

Duração da Bolsa e requisitos

A Bolsa de Doutorado fornecida pela FAPESP tem duração de até 48 meses e valor mensal de R$ 3.694,80 no primeiro ano e R$ 4.572,90 no segundo. Um auxílio financeiro equivalente a 30% do valor anual da bolsa será concedido para despesas diretamente relacionadas às atividades de pesquisa. Os requisitos e benefícios estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/dr.

Os requisitos e benefícios da Bolsa de Mestrado da FAPESP estão disponíveis no site www.fapesp.br/bolsas/ms.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

Com informações da Ascom/Cemaden


Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber

Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço

Participe das nossas feiras anuais DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Vídeo com o resumo da feira de 2023: