A Joby Aviation, fabricante americana de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), começou a realizar ensaios em voo com piloto a bordo do equipamento. Esse é um passo crítico na campanha de certificação e fundamental para o início das operações comerciais.
Até esse momento, todos os voos com o protótipo da Joby tinham sido feitos de forma remota, com um piloto controlando a aeronave a partir de uma estação de pilotagem no solo (GCS, na sigla em inglês). Isso permitiu que a empresa gerasse uma grande quantidade de dados de performance para seguir com os testes com pessoas a bordo.
A nova etapa dos ensaios em voo foi conduzida por quatro pilotos da equipe da Joby, que completaram uma série de testes iniciais que incluíram voos pairados e transições para frente. Esses testes ocorreram nas instalações da empresa em Marina, no estado da Califórnia.
Durante os testes, os pilotos do Joby avaliaram a facilidade de conduzir uma série de tarefas e manobras que os pilotos serão obrigados a realizar durante as operações normais, incluindo decolagens verticais, aceleração e transição para voo direto, rastreamento da linha central da pista e desaceleração para um pouso vertical em uma plataforma de pouso.
A campanha com piloto a bordo foi liderada pelo piloto-chefe de testes da Joby, James “Buddy” Denham, e foi projetada para coletar dados sobre as qualidades de manuseio da aeronave e interfaces de controle do piloto, apoiando o desenvolvimento da aeronave e estabelecendo as bases para futuros testes “para crédito”, como parte do programa de certificação contínuo da empresa junto à Administração Federal da Aviação dos Estados Unidos (FAA).
A partir de agora, pilotos da Joby e da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) seguirão com testes na Base Aérea de Edwards, também na Califórnia, onde realizarão demonstrações das capacidades do eVTOL em cenários operacionais reais. A avaliação desses elementos de tarefa de missão (MTEs) apoiará a certificação da aeronave Joby, bem como o trabalho contínuo da empresa com o Departamento de Defesa.
“Depois de completar mais de 400 decolagens e pousos verticais a partir do solo, é um privilégio sentar-se no cockpit da nossa aeronave e experimentar em primeira mão a facilidade e a natureza intuitiva do design que a equipe da Joby desenvolveu”, disse Denham.
Enquanto realiza a campanha de ensaios com a USAF, a Joby prepara a construção da linha de produção de eVTOLs em Dayton, no estado de Ohio, que poderá montar até 500 aeronaves por ano.
Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço
Participe das nossas feiras anuais DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL
Vídeo com o resumo da feira de 2023: