O Grupo EDGE, empresa estatal tecnologia dos Emirados Árabes Unidos, adquiriu 52% da suíça ANAVIA, especializada na fabricação de eVTOLs destinados para aplicações profissionais, como monitoramento, vigilância, mapeamento, inspeção e transporte de carga.
De acordo com a companhia emiradense, algumas novidades posteriores à aquisição serão apresentadas durante o Dubai Airshow 2023, que ocorre entre 13 e 17 de novembro.
Para o diretor administrativo e CEO do Grupo EDGE, Mansour AlMulla, a aquisição de uma participação majoritária na ANAVIA é um passo importante na estratégia da EDGE de reforçar suas capacidades avançadas de veículos aéreos autônomos.
“O acordo permitirá que nos beneficiemos da experiência comprovada da ANAVIA no desenvolvimento de aeronaves não tripuladas de alta qualidade e tecnologicamente avançadas para complementar nossa linha existente de sistemas aéreos autônomos e suas cadeias de suprimento estabelecidas, para nos tornarmos líderes de mercado nesse campo. Isso também permitirá que a ANAVIA tire proveito da escala da EDGE e das oportunidades que isso apresenta para inovações adicionais em áreas relevantes do grupo”, disse.
Em setembro, uma comitiva do grupo desembarcou no Brasil para fechar negócio na aquisição de 50% da empresa brasileira SIATT, especializada em armas inteligentes e sistemas de alta tecnologia. Antes, a EDGE já havia firmado acordo com a Marinha Brasileira para uma tecnologia de mísseis antinavio de longo alcance.
No Brasil, os dois negócios foram estimados em mais de US$ 100 milhões. Executivos do grupo confirmam conversas em andamento com outras empresas brasileiras, para avaliação de novas parcerias.
Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço
Participe das nossas feiras anuais DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL
Vídeo com o resumo da feira de 2023: