A empresa espanhola Telefónica Tech se uniu à EHang, fabricante chinesa de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL), com o objetivo de impulsionar a Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês), implementar soluções aéreas inteligentes e impulsionar a crescente a economia de baixa altitude na Europa e na América Latina.
No âmbito desta aliança, que ambas as empresas apresentarão no dia 26 de fevereiro na Ágora do estande da Telefónica no Mobile World Congress (MWC), a EHang escolheu as capacidades de conectividade da Telefónica Tech (5G e redes privadas) para melhorar a segurança e a eficiência deste tipo de mobilidade em ambas as regiões, e para continuar expandindo e exportando suas soluções inteligentes com veículos aéreos não tripulados.
Ambas as empresas pretendem implementar soluções na Europa e na América Latina em torno de soluções de Mobilidade Aérea, Gestão de Cidades Inteligentes e Mídia Aérea em áreas tão diversas como transporte de passageiros, logística, serviços de saúde, resposta a emergências e gestão de Cidades Inteligentes.
A Telefónica e a EHang também colaborarão em “Drone Light Shows” com enxames de drones para digitalizar e aumentar a sustentabilidade de shows e eventos de grande escala.
A conectividade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e na integração da mobilidade aérea urbana. As redes móveis 5G têm a capacidade de garantir comunicações confiáveis, baixa latência e alta capacidade de transmissão de dados. Essas características permitem otimizar o controle e o monitoramento em tempo real das aeronaves, enviando dados de telemetria ou multimídia para os sistemas de controle em terra e para os sistemas centralizados de informações públicas para processamento e gerenciamento imediatos. Da mesma forma, o 5G ajuda a garantir a continuidade da operação dos veículos, evitando possíveis interferências e oferecendo segurança por meio da criptografia dos cartões SIM nas aeronaves.
Além desses atributos, no caso das redes móveis privadas, o nível de privacidade e segurança das informações obtidas pela aeronave é aprimorado ao impedir que o tráfego de dados seja compartilhado fora das instalações do cliente e também pode oferecer cobertura em áreas isoladas e remotas.
Nesse sentido, as duas empresas se propuseram a desenvolver soluções de conectividade baseadas em redes móveis para a integração segura e eficiente de drones e aeronaves eVTOL com sistemas digitais de gerenciamento de tráfego aéreo não tripulado (UTM e U-Space).
Para articular essa colaboração, ambas as empresas contam com o laboratório TheThinX da Telefónica Tech, considerado um dos ambientes de IoT mais avançados e bem equipados do mundo, e com o Centro de Mobilidade Aérea Urbana da EHang na Europa, localizado na Espanha, um centro pioneiro em Mobilidade Aérea Avançada e transporte intermodal.
Victoria Jing Xiang, COO da EHang para a Europa e Latam, disse: “Estamos muito satisfeitos em unir forças com a Telefónica Tech para implantar conjuntamente a Mobilidade Aérea Urbana e a economia de baixa altitude na Europa e na América Latina. As capacidades e a experiência da Telefónica Tech em conectividade e Internet das coisas permitirão que a EHang implemente suas soluções de forma eficiente e segura, permitindo que milhões de pessoas se beneficiem de suas aplicações em suas vidas diárias.”
Alfredo Serret, Diretor Global de IoT da Telefónica Tech, disse: “A parceria com a EHang significa fazer parte de um projeto pioneiro para a mobilidade aérea do futuro. O fato de a EHang contar com a nossa conectividade para desenvolver o setor na Europa e na América Latina confirma o forte posicionamento do nosso serviço em ambos os mercados e significa combinar capacidades para permitir uma mobilidade aérea conectada, segura, eficiente e ecológica para todos.”
Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço
Participe das nossas feiras anuais DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL
Vídeo com o resumo da feira de 2023: