A Eve Air Mobility e a SkyScape, empresa japonesa especializada no desenvolvimento e gestão de vertiportos sediada em Osaka, firmaram um acordo para implementar a solução de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM) da Eve como parte do conceito de operações de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) anunciado pelo governo japonês. Com este marco, a SkyScape se estabelece como o 13º cliente a adotar o sistema de Urban ATM da Eve e o sexto a integrar a solução em seu vertiporto, destacando o crescimento contínuo e a expansão global dos negócios da empresa.
O software de Urban ATM da Eve é um elemento fundamental para a implementação e escalabilidade da Mobilidade Aérea Urbana (UAM). A tecnologia oferece soluções para provedores de serviços de navegação aérea, autoridades urbanas, operadores de frotas e vertiportos, além de outros stakeholders no ecossistema de UAM. A solução engloba coordenação de voos de UAM, suporte à automação da área operacional dos vertiportos, gerenciamento do fluxo do espaço aéreo e gestão de conformidade.
“O acordo representa um marco fundamental para a Eve enquanto a empresa amplia sua base global de clientes de vertiportos”, destaca David Rottblatt, vice-presidente de Vendas e Relações Governamentais da Eve. “O Japão tem demonstrado grande proatividade e liderança mundial na promoção da mobilidade aérea urbana. Nesse contexto, a solução de Urban ATM da Eve terá um papel essencial para assegurar o transporte ágil e seguro de passageiros de eVTOLs em cidades de alta densidade populacional.”
“Na SkyScape, focamos em avanços que impulsionem o lançamento de serviços de AAM”, afirma Asa Quesenberry, CEO da SkyScape. “Trabalhar diretamente com a equipe da Eve nos aproxima da realidade que pretendemos criar na indústria e possibilita a variedade de operações aéreas que planejamos oferecer a partir de nossas instalações.”
Como parte do acordo, as duas empresas unirão esforços em diversas frentes, que incluem a promoção do ecossistema de UAM no Japão e a realização de testes com o software de Urban ATM, contemplando a coleta e compartilhamento de dados. Além disso, as empresas irão cooperar na demonstração do design e testes de eVTOLs, no desenvolvimento de vertiportos, na obtenção de certificações operacionais e avanço de operações autônomas futuras. Essas atividades ocorrerão nas instalações da SkyScape, incluindo seu futuro local de pesquisa no país, conhecido como “Centro Integrado de Aviação” (IAC).
Novos fornecedores para eVTOL da Eve
A Eve também selecionou dois novos fornecedores para sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL). A Aciturri será responsável pelo desenvolvimento e fabricação dos revestimentos e longarinas das asas, bem como as bordas de ataque e de fuga. A Crouzet fornecerá o controle do piloto, especificamente o joystick usado para controlar a aeronave em voo. Ambos os fornecedores assinaram acordos que contemplam o ciclo de vida da aeronave, incluindo a produção de protótipos, além do serviço e suporte operacional pós-venda.
“Enquanto avançamos com a produção do nosso primeiro protótipo, estamos fechando acordos de grande importância”, destaca Johann Bordais, CEO da Eve. “Nossa prioridade é estabelecer uma relação sólida com cada um dos nossos fornecedores. Nesse sentido, Aciturri e Crouzet, empresas notáveis pela excelência e pelo suporte dedicado, são parceiras com as quais temos grande expectativa de colaborar, visando o início das operações para 2026 em diante.”
Os novos fornecedores se juntam à Garmin, Liebherr Aerospace e Intergalactic, que foram anunciados em outubro de 2023, e à Nidec Aerospace LLC, uma joint venture entre a Nidec Corporation e a Embraer, BAE Systems e DUC Hélices Propellers, cujas parcerias foram divulgadas no Paris Air Show do mesmo ano. Em janeiro deste ano, a Eve selecionou quatro nomes adicionais, incluindo Thales, Honeywell, RECARO Aircraft Seating e FACC.
Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço
Participe das nossas feiras anuais DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL
Vídeo com o resumo da feira de 2023: