A Dassault Systèmes e a Embraer anunciaram que a tecnologia de simulação da empresa francesa tem sido utilizada para simular, analisar e testar virtualmente a aeronave elétrica de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) da Eve Air Mobility.
A aplicação do SIMULIA PowerFLOW da Dassault Systèmes tem fornecido simulações virtuais da dinâmica de fluidos para prever as condições operacionais do mundo real, permitindo que os engenheiros da Embraer e da Eve avaliem como a aeronave voa e testem sua emissão sonora.
“Uma das principais vantagens das aeronaves eVTOL é que elas são movidas a eletricidade e são uma opção mais sustentável do que as aeronaves movidas a combustão. No entanto, elas são projetadas para operar em áreas urbanas, o que faz com que a redução de ruído seja um fator essencial em seu design. A aplicação da dinâmica de fluidos do SIMULIA permitirá que a Embraer e a Eve experimentem e otimizem as partes mais críticas de sua aeronave eVTOL em um ambiente virtual”, diz David Ziegler, Vice-Presidente para Indústria Aeroespacial & Defesa da Dassault Systèmes.
A Embraer e a Eve têm trabalhado em esforços colaborativos com parceiros globais alinhados com o compromisso de fornecer soluções seguras de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, em inglês) mais confiáveis, acessíveis, sustentáveis, integradas e centradas no ser humano.
“Os modelos numéricos validados demonstraram precisão quando comparados aos resultados experimentais e ajudaram a acelerar a definição do produto”, afirma Micael Gianini, Gerente Sênior de Interiors, Noise and Vibration da Embraer. “O projeto centrado nos seres humanos garante a segurança, a acessibilidade e o conforto dos passageiros, do piloto e da comunidade, minimizando o ruído”.
Em julho de 2023, a Embraer e a Eve anunciaram que a primeira unidade de produção de eVTOL da Eve será realizada na cidade de Taubaté, em São Paulo, no Brasil. A empresa iniciou a montagem de seu primeiro protótipo em escala real, que será seguido por uma temporada de testes em 2024. O eVTOL da Eve está programado para começar a ser entregue e entrar em serviço em 2026.
Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço
Participe das nossas feiras anuais DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL
Vídeo com o resumo da feira de 2023: