A Lilium, desenvolvedora de um jato elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL), anunciou que recebeu o primeiro conjunto de instrumentos de voo de backup da Garmin, fornecedora de aviônicos de soluções aviônicas. As entregas, que seguem o contrato de fornecedor plurianual assinado pela Lilium e pela Garmin em 2023, serão integradas aos primeiros jatos Lilium que estão sendo produzidos e ao simulador de voo Lilium Jet, usado para treinamento de pilotos.
A instrumentação de reserva destina-se a servir como uma tela de backup em caso de falha da instrumentação primária da cabine de comando. Dessa forma, o componente fornecido pela Garmin representa um importante recurso de segurança do Lilium Jet e fornecerá uma camada adicional de proteção para a tripulação e para os passageiros. Essa redundância ajudará a pavimentar o caminho do Lilium Jet para a certificação de tipo duplo da FAA e da EASA.
O instrumento de voo de reserva fornecido pela Garmin, que já está em uso em centenas de aeronaves certificadas, será integrado à cabine de comando do Lilium Jet e fará a interface com o computador de controle de voo do jato, fornecendo dados de sensores inerciais (por exemplo, atitude, aceleração etc.) e outras saídas importantes para o sistema de controle de voo, além de servir como um moderno display de voo com tela sensível ao toque que funciona independentemente do sistema aviônico principal.
“Nossa decisão de colaborar com a Garmin nesse sistema crítico foi tomada após um extenso processo de avaliação e estamos muito satisfeitos com o grande progresso. Essas primeiras entregas confirmam mais uma vez nossa estratégia de trabalhar com empresas aeroespaciais de primeira linha com experiência comprovada no fornecimento de produtos certificados de acordo com os mais altos padrões de segurança da aviação”, comentou o vice-presidente sênior de compras da Lilium, Martin Schuebel.
“Temos orgulho de fazer parte de uma equipe excepcional que apoia a certificação e a entrada em serviço do Lilium Jet. A Garmin está comprometida com a inovação e estamos entusiasmados em fornecer nossa solução de instrumentos de voo em espera que adicionará uma capacidade extraordinária à cabine de comando do Lilium Jet”, completou o vice-presidente de vendas e marketing de aviação da Garmin, Carl Wolf.
A Lilium iniciou a montagem do primeiro Lilium Jet em suas instalações de fabricação e testes perto de Munique no final de 2023. O primeiro teste de voo pilotado do Lilium Jet está previsto para ocorrer no final de 2024.
Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço
Participe das nossas feiras anuais DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL
Vídeo com o resumo da feira de 2023: