Em 3 e 4 de abril ocorreu o primeiro ensaio técnico do Projeto BR-UTM pelo DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo. A Speedbird Aero está participando como futura Provedora de Serviço BR-UTM, com a ideia inicial de que tais provedores sejam empresas autorizadas pela Força Aérea Brasileira – FAB a fornecer acesso ao espaço aéreo com condições de segurança, para que, num futuro próximo, outros operadores de drones possam realizar voos simultaneamente.
O objetivo é realizar testes de rastreamento nas aeronaves para evitar conflitos no espaço aéreo e garantir total segurança nos processos, com a presença do DECEA e ICEA (Instituto de Controle do Espaço Aéreo). Vários engenheiros de software, programadores e desenvolvedores estavam presentes, trabalhando para implementar o software para conduzir testes de rastreamento e evitar conflitos no espaço aéreo.
Enquanto o DECEA avalia a questão dos provedores de serviço, eles também avaliam como as informações de voo serão integradas ao sistema ATM já utilizado pela aviação tripulada há décadas. Nossos drones serão exibidos nas telas tanto da FAB quanto do DECEA simultaneamente, assim como nas telas de radar, onde os controladores de tráfego aéreo monitoram o espaço aéreo. Com a integração do BR-UTM, isso ocorrerá de forma contínua em ambas as telas.
A Speedbird Aero está engajada e confiante de que este projeto marcará o início de conquistas significativas para os operadores de drones não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Construir este projeto junto às autoridades da aviação e empresas é uma grande conquista. O projeto está ocorrendo em São Carlos, São Paulo, onde foi criado um espaço aéreo especificamente projetado para o BR-UTM, com o apoio das empresas envolvidas.
Além de desenvolver o BR-UTM, este projeto também levanta questões importantes sobre o crescimento do mercado de drones no Brasil. Ele destaca a importância de as empresas confiarem ainda mais nos operadores de drones que participam do BR-UTM, incentivando outros operadores a se juntarem ao projeto. Isso reforça a ideia de que os drones vieram para ficar e enfatiza a importância de estar em conformidade com as regulamentações, seguir regras e continuar inovando com tecnologia para abranger novos segmentos de logística em todo o mundo.
Conheça as vantagens de ter um UTM (Unmanned Traffic Management):
- Gestão do espaço aéreo para aeronaves tripuladas e não tripuladas
- Comunicação em tempo real do status do espaço aéreo
- Escalabilidade e sustentabilidade das operações das RPA
- Aumento da segurança em cada voo
O BR-UTM é um passo para o futuro, e somos gratos pela oportunidade de fazer algo que tem grande importância para a escalabilidade das entregas com drones e a aviação não tripulada no Brasil.
Mais informações:
speedbird.aero
A Speedbird Aero será expositora na feira DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2024, de 21 a 23 de maio no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo (SP).
Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!
Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL
Participe das feiras DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL
Assista um resumo da feira de 2023: