publicidade

Gohobby pretende voar eVTOL da EHang no Brasil ainda em 2024

Empresa é representante da fabricante chinesa no país e está na expectativa de receber autorização da ANAC para realizar voos experimentais com o EH216-S em campanha para obtenção de certificações para operar comercialmente

publicidade

A Gohobby Future Technologies, representante da EHang no Brasil, espera conquistar o mais rápido possível a certificação do eVTOL de modelo EH126-S para poder operar comercialmente no país. A aeronave já possui certificações de tipo e de produção na China.

Essa é a expectativa do CEO da Gohobby, Adriano Buzaid, que falou sobre a chegada da aeronave ao Brasil durante Live organizada pela MundoGEO em preparação à feira Expo eVTOL e o 2º Fórum eVTOL, que acontecerão entre 21 e 23 de maio no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo. A Gohobby estará presente no evento com o EH216-S.

O replay da live pode ser assistida no vídeo abaixo.

"Carro voador" no Brasil: eHang chegando

O EH216-S recentemente recebeu da Administração da Aviação Civil da China (CAAC, na sigla em inglês) o certificado para produção em série, o que permitirá à empresa começar a operar comercial no país asiático. A aeronave, aliás, foi a primeira a receber um certificado de tipo entre os diversos modelos de eVTOL em desenvolvimento no mundo inteiro.

No fim de 2023, a Gohobby trouxe ao Brasil o primeiro EH216-S e espera nos próximos meses começar a realizar testes em voo. Para isso, aguarda uma autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) iniciar a campanha.

“A nossa ideia é fazer a covalidação de todas certificações que existem na China aqui no Brasil. Dessa forma não precisaríamos fazer uma certificação ou testes de voo saindo do zero”, comentou Buzaid.

O plano da empresa é iniciar os testes por meio de um Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE), que normalmente é usado pela ANAC para permitir o teste com novas aeronaves, incluindo drones, em situações específicas.

“Espero que isso aconteça o quanto antes, porque queremos voar. Enquanto a certificação de tipo para passageiros não vem, temos a expectativa de voar em 202 com um CAVE, sem passageiros, em voos mais simplificados. Estamos ansiosos por esse passo, mas é algo gradativo”, prosseguiu.

O EHang EH216-S é um eVTOL autônomo, ou seja, é piloto de forma remota, sem a necessidade de um piloto dentro da aeronave. O modelo tem capacidade para dois passageiros, peso máximo de decolagem de 620 kg, payload de 220 kg,, alcance de 30 quilômetros, velocidade máxima de 130 km/h e velocidade de cruzeiro de 100 km/h.

Entre as características do eVTOL, Buzaid destaca a parte de baterias. São 12 packs de baterias que atuam de forma independente, ou seja, no caso de falha em algum pack não há interferência sobre as outras. Além disso, um pack do EH216-S pesa 1/3 em relação aos carros elétricos atuais. São componentes que, segundo o CEO da Gohobby, garantem segurança na operação.

“São diversas redundâncias no sistema de baterias, comunicação, motor, comandos de voo, tudo para dar a segurança que aviação sempre exigiu. E foi por isso que a EHang conseguiu todas as certificações na China e vai conquistar diversas certificações com covalidação no mundo todo”, completou Buzaid.

Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber

Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço

Participe das nossas feiras anuais DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Vídeo com o resumo da feira de 2023:

2023 Feira|Exhibition: DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show, São Paulo - Brasil
publicidade
Sair da versão mobile