A EHang, empresa de tecnologia de Mobilidade Aérea Urbana (UAM), anunciou que obteve com sucesso o Certificado de Produção (PC) para sua aeronave EH216-S, um eVTOL autônomo, emitido pela Administração de Aviação Civil da China (CAAC). Este é o primeiro PC do mundo concedido no setor global de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical.

Após a obtenção pioneira do Certificado de Tipo (TC) e do Certificado de Aeronavegabilidade Padrão (AC) para o EH216-S, essa nova conquista é outro salto significativo em direção à produção em massa da aeronave e às operações comerciais.

A obtenção desse certificado indica que a EHang estabeleceu um sistema de gerenciamento de qualidade de produção em massa que atende aos requisitos regulatórios de aeronavegabilidade da CAAC, e a empresa foi autorizada a continuar a produção em massa.

O sistema de gerenciamento de qualidade da produção em massa do EH216-S abrange matérias-primas, gerenciamento de fornecedores, organização da produção, controle de qualidade da produção, teste de pré-entrega da aeronave, reparo e manutenção pós-venda, etc. O sistema estabelece diretrizes e documentação claras para cada etapa do procedimento de produção, assegurando rastreabilidade e controle de segurança abrangentes para garantir que cada aeronave e seus componentes que saem da linha de produção estejam em conformidade com o projeto de tipo aprovado e com os requisitos de segurança.

Durante o processo de certificação de PCs, a equipe de análise da Administração Regional Centro-Sul da CAAC realizou uma análise abrangente de documentos, além de verificação e validação no local, a partir de várias perspectivas de qualidade, produção, testes e pós-venda, com base nos Regulamentos sobre Certificação de Produtos e Peças da Aviação Civil (CCAR-21-R4) e nos Procedimentos de Aprovação e Supervisão de Produção (AP-21-AA-2023-31). Isso incluiu uma avaliação rigorosa e completa das capacidades de produção e do sistema de gerenciamento de qualidade da EHang, incluindo um total de 19 elementos, como gerenciamento organizacional, controle de documentos de projeto, capacidades e qualificações de pessoal, gerenciamento de fornecedores, controle de processos de produção, inspeção e testes, entre outros.

Heyong Lin, Diretor da Divisão de Aeronavegabilidade da Administração Regional Centro-Sul da CAAC, declarou: “Nos últimos seis meses, o EH216-S da EHang garantiu três conquistas inovadoras na certificação de aeronavegabilidade: o primeiro TC, PC e AC padrão do mundo para o UAV de transporte de passageiros. A EHang é o exemplo de uma empresa pioneira de um novo modelo de negócios na região central e sul, representando novas forças produtivas de qualidade. A Administração Regional Central e do Sul da CCAA se dedica a oferecer um apoio constante à EHang, reforçando o desenvolvimento de alta qualidade da economia de baixa altitude.”

Huazhi Hu, fundador, presidente e CEO da EHang, comentou: “A emissão do PC é fundamental para o EH216-S, pois abre as portas para a produção em massa e é uma etapa crucial para nosso avanço em direção às operações comerciais. A partir de hoje, o EH216-S garantiu o TC, o PC e o Standard AC da CAAC. Todas as realizações notáveis contaram com a colaboração e os esforços incansáveis da equipe de especialistas da CAAC e da equipe da EHang, e refletiram nossa inovação coletiva, sabedoria e experiência em projeto de aeronaves, fabricação, gerenciamento de qualidade e outros campos. Com o PC como ponto de partida, estamos prontos para expandir gradualmente a produção e a entrega para atender às crescentes demandas do mercado. Nossa visão é introduzir aeronaves eVTOL sem piloto seguras e confiáveis no mercado global, oferecendo assim serviços de mobilidade aérea seguros, autônomos e ecologicamente corretos para todos.”

Receba notícias sobre Geotecnologias, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica Móvel no seu WhatsApp. Escolha aqui quais temas receber

Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço

Participe das nossas feiras anuais DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Vídeo com o resumo da feira de 2023: