Muitas pessoas quando veem um drone passando no ar ficam encantadas, o que desperta a curiosidade da maioria. Algumas chegam a se imaginar pilotando um drone e pensam como seria bom trabalhar nessa área e até comentam como deve ser divertido ficar “brincando” de pilotar.

O que grande parte das pessoas não sabe é toda a responsabilidade e desafios que existem em uma operação que necessita realizar um voo com drone.

Independentemente do grau de complexidade, desde um voo de lazer até um voo para inspeção, mapeamento de grandes áreas, ou mesmo atuar em um apoio em um desastre, voar com drone requer primeiramente que o piloto tenha o mínimo de conhecimento para realizar um voo seguro.

Partir do pressuposto que esse equipamento não é um brinquedo faz a diferença e evita muitos problemas.

Falando especificamente na seara profissional, operar um drone requer alguns passos prévios à decolagem, iniciando pelo planejamento de voo, verificação da área a ser voada, se existem impeditivos para o voo, se há possibilidade de interferência em aeroportos, helipontos, pistas de pouso, cálculo de quantidade de baterias, logística, necessidade apoio de receptores GNSS para mapeamentos.

Enfim, não é apenas voar.

A PRIME As Built 3D, sempre focada em entregar qualidade nos seus produtos, vem se especializando e capacitando seus pilotos dia após dia.

Desde 2022, quando recebeu a portaria do Ministério da Defesa para realizar aerolevantamentos, a empresa vem buscando cada vez mais segurança às suas operações.

Realizando diversos trabalhos pelo Brasil, a PRIME vem participando de um robusto projeto de inspeção e mapeamento de torres de telefonia em mais de 10 Estados brasileiros nos últimos meses. O que tem deixado cada vez mais clara a necessidade de planejamento e organização para evitar acidentes.

O supervisor do projeto pela PRIME, Vinicius Freitas, se mostra satisfeito:

“É um projeto desafiador e que nos deixa felizes com os resultados que estamos alcançando. Mostra que estamos no caminho certo do comprometimento com a excelência do serviço prestado.”

As inspeções manuais da torre envolviam um técnico que precisava subir na torre, inspecionando visualmente o equipamento em busca de danos, corrosão ou conexões soltas. Uma atividade que não era somente perigosa, mas também dependia do clima, levando a atrasos e interrupções no cronograma.

A PRIME vem utilizando drones equipados com câmeras de alta resolução e sensores de imagem, que vem solucionando e otimizando essas inspeções com segurança, qualidade e agilidade.

As inspeções com drones são realizadas em um curto espaço de tempo em comparação com os métodos anteriores, resultando em tempos de resposta mais rápidos e custos de mão de obra reduzidos.

Atrelado a isso, a análise dos dados com imagens de alta resolução minimiza erros humanos e garante inspeções com qualidade gerando o gêmeo digital (digital twins) do site inspecionado.

Para realizar essa operação, a PRIME tem atuado sete dias por semana com uma equipe dedicada para dar apoio logístico e operacional aos nossos pilotos e observadores, que têm viajado por todo o Brasil, passando por cidades diversas, áreas de difícil acesso, ambientes hostis, lugares isolados e também por belas paisagens. Tudo com o objetivo que move essa empresa, que é a qualidade e precisão.

Este e outros projetos você poderá ver e conhecer de perto durante a feira Drone Show 2024, de 21 a 23 de maio no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo (SP). A PRIME estará presente e aguarda sua visita.

Mais informações: www.primeasbuilt.com.br


A Prime As Built 3D será expositora na feira DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2024, de 21 a 23 de maio no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo (SP).


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL

Participe das feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL

Assista um resumo da feira de 2023: