O administrador da NASA, Bill Nelson, deu as boas-vindas ao Peru como a mais nova nação a assinar os Acordos Artemis na última quinta-feira, durante uma cerimônia com o Departamento de Estado dos EUA na sede da NASA em Washington. O Peru se junta a outros 40 países no compromisso de promover princípios para a exploração segura, transparente e responsável da Lua, de Marte e além.

“A NASA tem orgulho de dar as boas-vindas ao Peru na família dos Acordos Artemis”, disse Nelson. “Este salto gigantesco para os nossos países é o resultado de décadas de trabalho que o Peru tem feito para aumentar o seu alcance no cosmos. Vivemos na era dourada da exploração espacial. Juntos, continuaremos a explorar o cosmos de forma aberta e responsável, como parceiros, para todos.”

Javier González-Olaechea, ministro das Relações Exteriores, assinou os Acordos Artemis em nome do Peru. Alfredo Ferrero Diez Canseco, embaixador do Peru nos EUA e Jennifer R. Littlejohn, secretária assistente interina do Bureau de Oceanos e Assuntos Científicos e Ambientais Internacionais do Departamento de Estado, também participaram da cerimônia de assinatura.

“O Peru, ao aderir aos Acordos Artemis, procura não só expressar uma visão comum com os demais países membros, mas também estabelecer mecanismos de cooperação com estes países, especialmente com os Estados Unidos, para participar em atividades de exploração e uso sustentável dos recursos encontrados no espaço, bem como promover o desenvolvimento científico aeroespacial em nosso país”, disse González-Olaechea.

Os Estados Unidos e sete outras nações foram os primeiros a assinar os Acordos Artemis em 2020, que identificaram um conjunto inicial de princípios que promovem a utilização benéfica do espaço para toda a humanidade. Os acordos baseiam-se no Tratado do Espaço Exterior e noutros acordos, incluindo a Convenção de Registro, o Acordo de Resgate e Retorno, bem como nas melhores práticas e normas de comportamento responsável que a NASA e os seus parceiros têm apoiado, incluindo a divulgação pública de dados científicos. Espera-se que mais países assinem os Acordos Artemis nos próximos meses e anos.

Os compromissos dos Acordos Artemis e os esforços dos signatários para avançar na implementação destes princípios apoiam a campanha Artemis da NASA com os seus parceiros, bem como para o sucesso das atividades de exploração segura e sustentável dos outros signatários dos acordos.

Para obter mais informações sobre os Acordos Artemis, visite: www.nasa.gov/artemis-accords

Com informações a imagens da NASA


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL