O Rio Grande do Sul vive sua maior tragédia climática após fortes chuvas atingirem o Estado, impactando mais de dois milhões de pessoas, trazendo prejuízos a mais de 450 cidades e afetando 94.3% da atividade econômica do estado, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). O cenário local é de tristeza, exaustão e incertezas, mas moradores locais presenciam diariamente os atos de solidariedade nacional.

Para além das mais de dezenas de milhares de pessoas envolvidas em doações, triagens, resgates e diversos tipos de voluntariado, muitas empresas se mobilizaram para apoiar o estado, doando quantias em dinheiro, produtos ou até mesmo criando ações de auxílio.

Com esse mesmo objetivo a Mapzer, startup curitibana voltada para o mapeamento das vias urbanas em diversos municípios pelo Brasil por meio de automóveis equipados com inteligência artificial, enviou três carros para o Estado, visando o mapeamento de vias de três cidades: Lajeado, São Leopoldo e Porto Alegre. “O processo é delicado, além da aprovação da gestão pública, precisamos aguardar a água baixar um pouco para os carros poderem rodar, mas queremos iniciar o quanto antes, então começamos por Lajeado, na parte de cima da cidade e a medida que as vias forem liberadas, vamos descendo,” comenta Paulo Machado, Diretor Executivo da Mapzer.

Por meio de inteligência artificial acoplada, a Mapzer realiza o reconhecimento de mais de 30 problemas de zeladoria urbana, como buracos, entulhos e mato irregular, auxiliando o poder público a mobilizar recursos e equipes para a resolução prontificada destas questões. O planejamento feito pela empresa junto ao governo local é de que os mapeamentos sejam realizados durante 90 dias, com relatórios atualizados a cada 24h, e estudos completos das vias disponibilizados semanalmente. “Sabemos que no momento que a água baixar, muita coisa virá à tona, e as gestões precisarão se organizar para conseguir efetuar as limpezas e reaberturas das vias. Somos uma aliada da gestão pública, buscamos trazer mais eficiência para que os reparos sejam mais rápidos,” complementa.

Lajeado, uma das cidades selecionadas pela empresa, conta com projetos como o Pro_Move Lajeado, reconhecido pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) como um ecossistema referência em inovação que conecta o poder público, universidades, iniciativas privadas e comunidades. Para Cristiano Zanin, Diretor de Inovação da Prefeitura de Lajeado, a ação junto à Mapzer será de grande valia para a reconstrução local. “O mapeamento inteligente da situação viária e de algumas infraestruturas da cidade, utilizando a Mapzer, vai agilizar a geração e análise de dados para melhor alocar e destinar os recursos na reconstrução de áreas afetadas,” comenta.

O trabalho de mapeamento realizado pela empresa teve início no domingo, 18 de maio. “Eu sou gaúcho, todos os sócios da Mapzer têm ligações com o Rio Grande do Sul, nossos corações estão com o povo gaúcho, e esperamos que nosso apoio possa colaborar com o trabalho da gestão pública para o período da reconstrução do estado. A nossa inteligência artificial é brasileira e deve ser ainda mais aliada dos esforços humanos”, finaliza Machado.

Com informações a imagens da Mapzer


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço, eVTOL e Robótica no seu WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOL