Josef Aschbacher juntou-se aos parceiros da Força-Tarefa Ariane 6, ao CEO do ArianeGroup, Martin Sion, ao CEO do CNES, Philippe Baptiste, e ao CEO da Arianespace, Stéphane Israël, no palco para anunciar este marco.

Walther Pelzer, Diretor Geral da Agência Espacial Alemã no DLR, também esteve presente na ocasião.

O Ariane 6 é o novo veículo de lançamento de carga pesada da Europa, substituindo o seu antecessor extremamente bem sucedido, o Ariane 5. Modular e ágil, o Ariane 6 tem um estágio superior reacendido que lhe permite lançar múltiplas missões em diferentes órbitas num único voo.

O Diretor Geral da ESA, Josef Aschbacher, disse:

“O Ariane 6 marca uma nova era de viagens espaciais europeias autônomas e versáteis. Este poderoso foguete é o culminar de muitos anos de dedicação e engenhosidade de milhares de pessoas em toda a Europa e, à medida que for lançado, irá restabelecer o acesso independente da Europa ao espaço. Tenho o prazer de anunciar que a primeira tentativa de lançamento será no dia 9 de julho. Gostaria de agradecer às equipes no terreno pelo trabalho incansável, esforço conjunto e dedicação nesta última reta da campanha de lançamento inaugural. O Ariane 6 é o foguete da Europa para as necessidades de hoje, adaptável às nossas ambições futuras.”

Para o desenvolvimento do Ariane 6, a ESA é o Arquiteto do Sistema de Lançamento, trabalhando com o contratante principal ArianeGroup para o desenvolvimento do veículo lançador e com o CNES para o desenvolvimento do segmento terrestre. A ESA é a operadora responsável pelo voo inaugural, enquanto pelos voos subsequentes a Arianespace é o fornecedor de serviços de lançamento que comercializa e opera o lançador Ariane 6 para clientes institucionais e comerciais lançarem uma variedade de missões em órbita.

“O anúncio da data prevista para o primeiro voo do Ariane 6 coloca-nos na reta final da campanha de lançamento e estamos totalmente empenhados em concluir os últimos passos. Este voo marcará o culminar de anos de desenvolvimento e testes pelas equipes do ArianeGroup e dos seus parceiros em toda a Europa. Isso abrirá caminho para operações comerciais e um aumento significativo nos próximos dois anos. O Ariane 6 é um lançador poderoso, versátil e escalável que garantirá o acesso autônomo da Europa ao espaço,”

disse Martin Sion, CEO do ArianeGroup.

“Mais uma vez, o anúncio da data do voo inaugural do Ariane 6 a partir do Centro Espacial da Guiana é um passo crucial rumo à soberania europeia em termos de acesso ao espaço. Chegar a esta data foi possível graças ao esforço colossal de todas as entidades na reta final. Gostaria de prestar homenagem à conquista coletiva de superação das dificuldades ao longo dos meses. Agora vamos aos ajustes finais antes do lançamento. A Europa no espaço está pronta para descolar: estamos todos unidos no Ariane 6!”

exclamou Philippe Baptiste, CEO do CNES.  

 “Com 30 missões em nossa carteira de pedidos, o Ariane 6 já conquistou a confiança de clientes institucionais e comerciais. Estamos a preparar-nos para fazer o segundo lançamento do Ariane 6 até ao final do ano, seguido de um aumento constante para cerca de dez lançamentos por ano, assim que atingirmos a velocidade de cruzeiro. Representa um desafio esplêndido para a Arianespace e os nossos parceiros,”

acrescentou Stéphane Israël, CEO da Arianespace.

No Porto Espacial Europeu, na Guiana Francesa, muitas e variadas cargas úteis foram integradas no transportador de carga útil do Ariane 6. O último grande marco antes do lançamento é o ensaio geral. Assim que esta atividade for concluída, a Força-Tarefa Ariane 6 fornecerá uma atualização conjunta sobre o voo inaugural.

Com informações e imagem da ESA


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOLs

Vídeo do MundoGEO Connect, DroneShow, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2024: