O Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) anunciou recentemente que o Galileo será incluído na Circular-T número 437, a ser publicada em junho de 2024. É o culminar de um processo apoiado pela Comissão Europeia e pela Agência da União Europeia para o Programa Espacial (EUSPA), compreendendo diversas iterações com o BIPM.

Circular-T é uma publicação mensal do BIPM que inclui as referências de tempo utilizadas para calcular o Tempo Universal Coordenado (UTC), fornecendo os valores das diferenças entre o UTC e as realizações locais do UTC (k) em laboratórios específicos ao redor do mundo, equipados com relógios atômicos. Fazer parte desta publicação é um reconhecimento internacional para as entidades listadas.

Uma seção específica da Circular-T é dedicada ao GNSS, onde são fornecidas as diferenças entre o verdadeiro UTC internacional e a previsão do UTC transmitido por vários sistemas GNSS. A partir de junho deste ano, o Galileo passará a fazer parte integrante desta seção.

A inclusão do Galileo contribui para a redundância dos métodos de medição utilizados para gerar o UTC. Isto aumenta a capacidade de detectar anomalias abruptas, bem como desvios graduais no longo prazo, melhorando a confiabilidade e a precisão do cálculo do UTC.

Em conclusão, a integração das medições Galileo pelo BIPM na Seção 4 da Circular-T marca um avanço significativo para o Galileo, representando o mais alto reconhecimento possível de uma instituição internacional e independente para a qualidade das medições UTC do Galileo para cronometragem e consolidação do Galileo, posicionando-se como uma fonte estabelecida e global de acesso a UTC preciso e confiável.

Com informações e imagens do Galileo


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOLs

Vídeo do MundoGEO Connect, DroneShow, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2024: