O administrador da NASA, Bill Nelson, deu as boas-vindas à Armênia como a mais nova nação a assinar os Acordos Artemis na 12 de junho, durante uma cerimônia com o Departamento de Estado dos EUA na sede da NASA em Washington.

A Armênia junta-se a outros 42 países num compromisso de avançar com princípios para a exploração segura, transparente e responsável da Lua, de Marte e além.

“A NASA tem orgulho de dar as boas-vindas à Armênia aos Acordos Artemis à medida que expandimos a exploração pacífica do espaço. A assinatura de hoje assenta numa base importante. A Armênia há muito olha para os céus e ajuda a humanidade a compreendê-los. Sendo a décima nação este ano a assinar os Acordos Artemis, estamos provando que a exploração une as nações como poucas outras coisas conseguem. Continuaremos a expandir o alcance da humanidade no cosmos – juntos.”,

disse Nelson.

Mkhitar Hayrapetyan, Ministro da Indústria de Alta Tecnologia, assinou os Acordos Artemis em nome da Armênia. Lilit Makunts, embaixadora da Armênia nos EUA, e Jennifer R. Littlejohn, secretária assistente interina do Bureau de Oceanos e Assuntos Científicos e Ambientais Internacionais do Departamento de Estado, também participaram do evento.

“Ao assinar estes acordos, a Armênia junta-se a uma comunidade de nações dedicadas a avançar as fronteiras do conhecimento e capacidade humana no espaço. O nosso envolvimento não só aumentará as nossas capacidades tecnológicas, mas também inspirará uma nova geração de armênios a sonhar grande, a inovar e a explorar o mundo e o universo.”

disse Hayrapetyan

Os Estados Unidos e sete outras nações foram os primeiros a assinar os Acordos Artemis em 2020, que identificaram um conjunto inicial de princípios que promovem a utilização benéfica do espaço para a humanidade. Os acordos baseiam-se no Tratado do Espaço Exterior e noutros acordos, incluindo a Convenção de Registro, o Acordo de Resgate e Retorno, bem como nas melhores práticas e normas de comportamento responsável que a NASA e os seus parceiros têm apoiado, incluindo a divulgação pública de dados científicos. Espera-se que mais países assinem os Acordos Artemis nos próximos meses e anos.

Os compromissos dos Acordos Artemis e os esforços dos signatários para avançar na implementação destes princípios apoiam a campanha Artemis da NASA com os seus parceiros, bem como para o sucesso das atividades de exploração segura e sustentável dos outros signatários dos acordos.

Para obter mais informações sobre os Acordos Artemis, visite: www.nasa.gov/artemis-accords

Com informações e imagens da NASA


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOLs

Vídeo do MundoGEO Connect, DroneShow, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2024: