Um novo simulador de voo de realidade virtual personalizado, construído por pesquisadores da NASA, permitirá que eles explorem como os passageiros vivenciam as viagens urbanas a bordo de eVTOLs e coletem dados que ajudarão os projetistas a criar novas aeronaves com o conforto dos passageiros em mente.
Wayne Ringelberg, um piloto de testes do Armstrong Flight Research Center da NASA em Edwards, Califórnia, concluiu recentemente uma série de testes no novo simulador para ajudar a equipe a fazer ajustes antes que outros usuários sejam envolvidos no primeiro estudo de pesquisa no final deste ano.
“Esse projeto está aproveitando nossa tripulação de pilotos de pesquisa e teste com experiência em elevação vertical para validar a segurança e a precisão do laboratório em preparação para as avaliações dos sujeitos de teste”, disse Ringelberg. “Os experimentos no laboratório de qualidade de viagem informarão a comunidade de mobilidade aérea avançada sobre a aceitabilidade dos movimentos que essas aeronaves podem fazer, para que o público em geral tenha maior probabilidade de adotar a nova tecnologia.”
Ringelberg foi colocado em um assento na parte superior da plataforma do simulador, usando um óculos de realidade virtual e fones de ouvido. Sua viagem simulada de táxi aéreo começou com uma decolagem de um vertiporto conceitual no topo de um estacionamento no centro de São Francisco, Califórnia, construído por engenheiros da NASA no mundo virtual.
Enquanto a viagem programada o levava pelo centro de São Francisco e aterrissava em outro vertiporto no topo de um arranha-céu, Ringelberg avaliou o realismo e a consistência dos sinais visuais, de movimento e de áudio da simulação. Em seguida, ele forneceu feedback à equipe de pesquisa.
Com as verificações piloto concluídas, os pesquisadores da NASA realizarão uma série de estudos de pesquisa com seres humanos nos próximos quatro anos. O objetivo é reunir informações que ajudarão o setor a entender melhor o que torna o voo em um táxi aéreo confortável e agradável para os clientes.
Esse simulador é a peça central do laboratório de realidade virtual da NASA Armstrong para a qualidade da viagem dos passageiros. O laboratório combina visuais de realidade virtual, sinais de movimento físico e sons de rotor espacializados para criar uma experiência imersiva para o passageiro de eVTOL.
O trabalho é gerenciado pelo projeto Revolutionary Vertical Lift Technology do Programa de Veículos Aéreos Avançados da NASA em apoio à missão de Mobilidade Aérea Avançada da NASA, que busca fornecer dados para orientar o desenvolvimento do setor de táxis aéreos elétricos e drones.
Faça parte das nossas redes sociais de Geotecnologias, Drones e Espaço e eVTOLs
Confira um resumo da feiras MundoGEO Connect, DroneShow, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2024: