A Revisão Preliminar de Projeto (PDR, na sigla em inglês) do satélite CBERS-6 foi realizada na Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST) em Pequim, na China, nos dias 27 e 28 de junho, com a participação de especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A PDR serve para avaliar, de forma multidisciplinar, a maturidade e a viabilidade do projeto, garantindo que os requisitos dos usuários e as restrições técnicas sejam atendidos. Aprovado pela banca da PDR, o projeto avançou para a próxima fase.

Com previsão de lançamento em 2028, o CBERS-6 combina a capacidade de oferecer imagens com resolução espacial de 1m a 50m com o uso de carga útil radar SAR (Synthetic Aperture Radar) em banda X, uma inovação para a realidade brasileira. O maior benefício da tecnologia SAR é a geração de dados em qualquer condição climática.

Esta missão complementará os dados já fornecidos pelas missões ópticas dos satélites anteriores da série CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite), com a vantagem de operar dia e noite, através de nuvens, brumas, fumaça e em condições de chuva.

A missão visa contribuir no fornecimento de dados para o planejamento, monitoramento e controle de desmatamento, queimadas, vigilância de fronteiras, estudos urbanos, hídricos e de vegetação, vigilância costeira e agricultura.

Do lado brasileiro, a revisão contou com a presença de 15 especialistas, além do Coordenador do Segmento Espacial do Programa CBERS, Antônio Carlos de Oliveira Pereira Júnior, do Coordenador-Geral de Engenharia, Tecnologia e Ciência Espacial do INPE, Adenilson Roberto da Silva, e do diretor de Gestão de Portfólio da Agência Espacial Brasileira (AEB), Rodrigo Leonardi.

Com informações e imagens do INPE e AEB


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOLs

Vídeo do MundoGEO Connect, DroneShow, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2024: