A Embrapa Agricultura Digital e a empresa Raleduc Tecnologia e Educação firmaram contrato de licenciamento para a oferta ao mercado do curso “Introdução à Agricultura Digital”. Estruturado no formato on-line e autoinstrucional, a capacitação apresenta os principais conceitos e tecnologias relacionadas ao tema, elaborados com participação de mais de 50 pesquisadores e analistas da Embrapa.

A assinatura do contrato de licença de uso de direito autoral foi selada em encontro realizado nesta quarta-feira, 3 de julho, na Diretoria de Negócios da Embrapa, em Brasília (DF). O curso já está disponível na plataforma da Raleduc para o público interessado, nas modalidades individual ou para empresas, e também na seção “parcerias” do e-Campo, a plataforma de capacitações on-line da Embrapa.

“Há uma demanda crescente por capacitação em tecnologias digitais, que sejam capazes de atender às necessidades reais do produtor rural e apoiar a gestão, o monitoramento e o aumento de produtividade. Além de gerarmos tecnologias, nosso objetivo com este curso é impulsionar a adoção dessas novas ferramentas, promovendo a formação de agentes multiplicadores a partir de conteúdos qualificados”,

ressalta Stanley Oliveira, chefe-geral da Embrapa Agricultura Digital.

Com carga horária total de 40 horas, o curso está estruturado em cinco módulos que abrangem os conceitos, a evolução da transformação digital na agricultura, as principais tecnologias habilitadoras, as aplicações organizadas por cadeia de valor agropecuária, os desafios, as tendências e as oportunidades para o futuro da agricultura digital.

A capacitação é voltada para profissionais que atuam na indústria, cooperativas, associações de produtores, entidades e empresas de assistência técnica, consultorias e prestadores de serviços agropecuários. O curso também poderá complementar a formação de estudantes das ciências agrárias, tecnologias e outras áreas do conhecimento.

Para a diretora de Negócios da Embrapa, Ana Euler, o contrato é um marco para a plataforma e-Campo.

“Implementamos um dos modelos de negócios previstos para o e-Campo, que é o licenciamento de capacitações, viabilizando o recebimento de  royalties para a Embrapa”,

explica.

“Esse contrato de licenciamento mostra a disposição de se pensar um modelo novo de parceria. Ressalto a humildade e generosidade dos pesquisadores envolvidos, que se dispuseram a abrir mão de sua tradição de ensino para construir uma maneira nova de transferir conhecimentos”,

destaca Rafael Lacerda, diretor executivo da Raleduc.

A parceria entre a Embrapa Agricultura Digital e a Raleduc começou há três anos com um acordo de cooperação que envolveu a estruturação do curso, a adequação do conteúdo organizado pela equipe técnica da Embrapa e o desenvolvimento de recursos didáticos e audiovisuais. A primeira etapa do trabalho contou com o apoio de empresas do setor e foi validada, no final de 2023, por uma turma formada por cerca de 200 alunos.

Serviço

Curso “Introdução à Agricultura Digital”
Organização: Embrapa e Raleduc Tecnologia e Educação
Onde encontrar: https://agrotech.raleduc.com.br

Com informações da Embrapa Agricultura Digital
Imagem de capa: Pixabay


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOLs

Vídeo do MundoGEO Connect, DroneShow, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2024: