A aviação civil no Brasil atingiu um marco inédito com a execução do primeiro voo de longa distância de um drone civil. Esse evento marca um progresso significativo na utilização de aeronaves pilotadas remotamente, popularmente conhecidas como drones, no território nacional.

Realizado para a Petrobras em 19 de junho passado, o voo noturno a 8.000 pés percorreu 198 quilômetros sobre o mar, partindo da Base de Imbetiba, situada em Macaé (RJ), até a plataforma marítima P-51, sendo esta a primeira vez que uma carga offshore foi transportada por uma aeronave não tripulada no Brasil.

O contrato com a Petrobras é gerido pela Omni Táxi Aéreo, e as operações de testes e validações de conceitos operacionais são conduzidas em parceria com a empresa norueguesa Nordic Unmanned. Juntas, essas empresas, juntamente com a Omni Helicopters International (OHI), formaram a joint venture OHI Unmanned, dedicada à operação de RPA´s (Classes 1 e 2) de alta complexidade e capacidade operacional.

“Esse foi um marco não somente para a nossa aviação, mas também para a Omni. Foi a maior distância percorrida por aeronave não tripulada civil (107 NM) no Brasil, que se tem notícia no mundo. Além de ter sido o primeiro emprego do RPA em voo noturno offshore de longa distância no país,”

celebra Roberto Coimbra, CEO da Omni Táxi Aéreo.

Estiveram presentes no evento de celebração do voo representantes da Omni, da Petrobras, da ANAC, DECEA e Nav Brasil.

A operação visava não apenas o transporte de cargas, mas também a coleta de dados essenciais sobre o compartilhamento de espaço aéreo entre UAVs (Veículos Aéreos Não Tripulados) e helicópteros. Essa integração representa um avanço significativo para o desenvolvimento da logística aérea não tripulada, promovendo maior eficiência e segurança nas operações.

“A OHI está na vanguarda das soluções sustentáveis que apoiam a transição energética ordenada – esta iniciativa abre as portas para custos e emissões de CO2 significativamente reduzidos para cargas úteis menores e urgentes, substituindo o uso de helicópteros e barcos convencionais. Este importante marco só foi possível graças a uma cooperação trilateral bem-sucedida entre a Omni Táxi Aéreo, a OHI Unmanned e a Nordic Unmanned”,

disse João Welsh, CEO da OHI Unmanned.

Além do uso logístico, este sistema de RPA também contribuirá para ações eficazes em emergências, como detecção de vazamentos de petróleo e missões de busca e salvamento em operações diurnas e noturnas.

Com informações e imagens da Omni


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOLs

Destaques do DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2024: