A Vertical Aerospace apresentou o protótipo do VX4 de última geração em escala real, o único veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL) projetado, construído e montado no Reino Unido.
Esse VX4 de última geração é mais potente do que o protótipo anterior em escala real, com um aumento de 20% na relação peso/potênca, permitindo que a aeronave atinja velocidades de até 240 km/h – a velocidade de cruzeiro prevista para a aeronave de certificação.
A aeronave foi projetada e construída com parceiros aeroespaciais globais, incluindo GKN Aerospace, Honeywell, Hanwha, Molicel, Leonardo e Syensqo. Ela conta com as hélices de próxima geração da Vertical e com a nova tecnologia de bateria proprietária, projetada e fabricada em seu Vertical Energy Centre, um centro de energia de última geração perto de Bristol.
O novo protótipo do VX4 concluiu com sucesso os testes e o comissionamento dos sistemas e da aeronave. Agora, a Vertical está trabalhando em estreita colaboração com a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA), que avalia rigorosamente a engenharia, o projeto, os dados de teste e a aeronave antes de emitir uma Permissão para Voar, conduzindo efetivamente um programa de “minicertificação”. Em seguida, a Vertical iniciará um programa robusto de testes de voo no Vertical Flight Test Centre, com foco na realização de voos pilotados.
Atualmente, a Vertical está desenvolvendo um protótipo idêntico em escala real que acelerará o programa de testes de voo e a capacidade de demonstração do VX4. A empresa levará os aprendizados dos testes de voo de ambos os protótipos para o projeto e o desenvolvimento do modelo VX4 de certificação.
No Brasil, a Gol firmou uma carta de intenção para o leasing de 250 aeronaves VX4, a serem adquiridas pela Avolon.
Novos recursos do mais recente protótipo em escala real do VX4:
- Tecnologia de parceiros aeroespaciais e experiência em certificação: 60% da tecnologia e dos componentes incluídos na aeronave mais recente são de parceiros aeroespaciais líderes mundiais, em comparação com 10% do protótipo anterior;
- Primeiro uso de uma bateria projetada e construída para a aviação: esse sistema de bateria e trem de força, desenvolvido no Vertical Energy Centre, é o mais potente e leve até hoje, tem tempo de carga rápido e várias fontes de energia de reserva. As baterias do VX4 foram projetadas para atender aos requisitos de desempenho, segurança, operacionais e comerciais do eVTOL e é a primeira vez que suas próprias baterias proprietárias são usadas em um protótipo em escala real;
- Hélices de última geração: as novas hélices exclusivas da Vertical, projetadas especificamente para os eVTOLs, são otimizadas para reduzir o ruído e são feitas de composto de fibra de carbono usando um processo de cura de uma única vez para maximizar a integridade. O formato aerodinâmico foi projetado especificamente para maximizar o desempenho tanto em voo pairado quanto em voo de cruzeiro.
Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!
Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOLs
Veja abaixo como foi o Expo eVTOL 2024: