A Akaer, uma das referências globais em inovação nas áreas de Defesa e Aeroespacial, está trazendo sua excelência tecnológica para um novo e audacioso projeto no agronegócio brasileiro.

A empresa desenvolveu baterias de alta performance para os robôs agrícolas Solix, marcando um avanço significativo na automação e eficiência no campo.

Esse projeto inovador empregará a mesma tecnologia de baterias de lítio utilizada no setor aeroespacial, cumprindo os mais rigorosos padrões de qualidade e desempenho.

Os robôs Solix, programados com Inteligência Artificial, operam 24 horas por dia fotografando plantações para identificar ervas daninhas e insetos e aplicar herbicidas de forma direcionada.

Essa tecnologia de precisão é capaz de reduzir o uso de defensivos agrícolas em até 90%, pois o produto é aplicado somente onde é necessário, evitando a pulverização generalizada.

Mas não é só: além do controle de pragas, os robôs monitoram uma série de outros aspectos relacionados à “saúde” da planta e são configurados para caça noturna de insetos voadores com luzes e choque elétrico.

Todos esses recursos não só proporcionam alimentos mais saudáveis, mas também reduzem significativamente os custos com herbicidas e manejo das plantações.

Diminuem, também, a emissão de carbono graças ao uso de baterias recarregáveis com energia solar (no lugar de máquinas e aeronaves movidas a combustível fóssil) – um movimento que já vem sendo tratado como uma nova “Revolução Verde”.

Excelência

A solução desenvolvida pela Akaer pode ter diferentes aplicações no Agronegócio. O produto inclui todo o ciclo de vida: da concepção (baseada em cada perfil de uso, sejam robôs ou drones) até o descarte e a reciclagem.

A escolha das células eletroquímicas e o projeto da bateria são feitos de maneira personalizada. A tecnologia desenvolvida pela Akaer inclui um sistema de gerenciamento de última geração (BMS) que monitora todas as características de desempenho da bateria via internet (nuvem) e informa quando deve ser feita uma revitalização do dispositivo.

Outra vantagem do produto é que ele permite a troca somente das células vencidas, com um custo bem menor que a troca das baterias completas. As partes vencidas vão para descarte, onde seus componentes mais caros serão reciclados.

“Ao unir o conhecimento profundo da Akaer em tecnologias aeroespaciais com a inovação da Solinftec em automação agrícola, essa parceria está abrindo caminho para um futuro mais sustentável e eficiente no agronegócio”,

destaca o CEO da Akaer, Cesar Silva.

“O uso de baterias recarregáveis com energia solar não só reduz a pegada de carbono das operações agrícolas, mas também promove uma economia significativa em termos de combustível”, acrescenta.

A complexidade e a demanda por alta performance dos robôs Solix exigiam uma solução de bateria à altura. Foi aí que a expertise da Akaer entrou em cena.

Com uma vasta experiência no desenvolvimento de tecnologias avançadas para a indústria aeroespacial, a empresa desenvolveu uma solução capaz de garantir eficiência e operação ininterrupta aos robôs.

Precisão

Além dos benefícios ambientais e econômicos, a tecnologia desenvolvida pela Akaer para os robôs Solix oferece uma solução robusta e confiável para os desafios enfrentados pelos agricultores modernos.

A precisão no controle de ervas daninhas e insetos não apenas melhora a saúde das plantações, mas também maximiza o rendimento das colheitas, contribuindo para a segurança alimentar global.

“A parceria entre Akaer e Solinftec é um exemplo claro de como a inovação tecnológica pode ser aplicada para resolver problemas complexos e urgentes no setor agrícola. Investir em tecnologias avançadas como essas não é apenas uma questão de aumentar a eficiência e reduzir custos, mas também de garantir a sustentabilidade a longo prazo do nosso sistema alimentar”,

afirma Cesar Silva.

O desenvolvimento de baterias para os robôs Solix representa um passo significativo rumo a um agronegócio mais sustentável, eficiente e inteligente e sublinha a capacidade da Akaer de transcender os limites tradicionais de suas operações, aplicando sua expertise em novas áreas com grande impacto social e ambiental.

Atualmente, já existem 40 robôs Solix em operação no Brasil, e a meta da Solinftec é dobrar este número até o final do ano. Outras 50 unidades deverão ser entregues a grandes produtores dos EUA.

Mais informações: www.akaer.com.br

Com informações e imagens da Akaer


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOLs

Destaques do DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2024: