A Viasat Inc., uma das líderes globais em comunicações via satélite, anuncia hoje que o ViaSat-3 F1 (VS3 F1) entrou em operação comercial e agora está disponível para clientes de aviação que operam a princípio na América do Norte, incluindo rotas para o Havaí. O lançamento acontece após um período de testes que ocorreu durante o primeiro semestre de 2024.
“Esta é uma notícia empolgante para nossos clientes de aviação e para os milhões de passageiros que utilizam serviços de Wi-Fi nas aeronaves alimentadas pela rede da Viasat. O lançamento do ViaSat-3 F1 para o setor de aviação vai melhorar significativamente a experiência dos passageiros na América do Norte, incluindo o acesso a conteúdo em streaming e a conexão com a internet enquanto voam,”
disse Jimmy Dodd, Presidente do segmento de aviação da Viasat Inc.
Craig Miller, Presidente de redes espaciais globais da Viasat Inc., acrescentou:
“O anúncio também é um importante marco técnico para a Viasat, porque sinaliza o início dos serviços geradores de receita do primeiro de nossos três inovadores satélites ViaSat-3. Os outros dois satélites ViaSat-3 estão nas fases finais de teste, incluindo a recente conclusão bem-sucedida dos testes de vácuo térmico no ViaSat-3 F3 e a conclusão bem-sucedida dos testes ambientais mecânicos no ViaSat-3 F2”.
O ViaSat-3 F1 enfrentou uma anomalia na implantação da antena após seu lançamento em abril de 2023. No entanto, extensos testes em órbita demonstraram que todos os outros sistemas do satélite estavam operando de acordo e até além das expectativas. Embora a anomalia na implantação da antena tenha resultado em uma redução significativa na capacidade geral, a resiliência e as especificações de alto desempenho do sistema satelital ViaSat-3 ainda permitem que o satélite suporte serviços de banda larga de alta velocidade para clientes de aviação na América do Norte, onde o satélite está implantado.
Com informações e imagens da Viasat
Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!
Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOLs
Destaques do DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2024: