Novidades e tendências foram a tônica do painel Ambientes de inovação no setor espacial, realizado em 21 de maio na capital paulista como parte do 4º Fórum SpaceBR Show, que aconteceu em paralelo à feira SpaceBR Show, MundoGEO Connect, DroneShow e Expo eVTOL 2024.

O moderador, Carlos Cesar de Castro Deonisio, representando a Universidade da Força Aérea (Unifa) e a Escola Superior de Defesa (ESD), fez uma introdução com o objetivo de nivelar o assunto entre os participantes.

“A inovação está intrinsecamente ligada ao setor espacial. Isso é caminho, praticamente de mãos dadas frente aos desafios e às dificuldades e problemas que têm que ser superados, sempre no limite do conhecimento”,

comentou o professor Carlos.

O professor ainda complementou:

“Nós observarmos os países que mais se desenvolvem, que mais avançam na área espacial, são aqueles que mais investem em inovação, que têm uma política de inovação consolidada, bem definida e permeando por várias outras ações, desde o investimento na formação de recursos humanos até o fomento à indústria, à iniciativa privada e à cooperação”.

Agnaldo Dantas, Analista de Inovação e Tecnologia, lembrou que o Sebrae não é só para incentivar pequenos negócios:

“Há 15 anos o Sebrae tem investido em inovação e tecnologia. Nós participamos na construção do novo marco legal de Ciência e Tecnologia”.

Agnaldo convidou a todos a participarem da comunidade de inovação aberta do Sebrae, onde há diversas oportunidades para desenvolvimento de negócios, e apresentou alguns projetos que já estão performando na área aeroespacial.

“Ela é uma plataforma internacional que permite interligar empreendedores, universidades, incubadoras, grandes empresas, rede de inovação e investidores em diversos espaços colaborativos”,

comemorou Agnaldo.

Andreia Fátima Sorice Genaro, Coordenadora de Gestão de Projetos e Inovação Tecnológica do Inpe, lembrou que a inovação na área espacial nas últimas décadas permitiu que tenhamos hoje satélites em órbita, sistemas de navegação e dispositivos eletrônicos que fazem uso da tecnologia espacial e que estão dentro dos nossos lares.

“Não resta dúvida para ninguém que a área espacial não é tão distante, apesar de que quando a gente pensa em ‘espacial’ a gente pensa no espaço. Ela não é algo distante porque ela está presente na vida de todos nós. Hoje a nossa sociedade toda está construída em cima das tecnologias espaciais e os produtos derivados dessa tecnologia estão na palma das nossas mãos”,

afirmou Andreia.

Ela finalizou comentando que a área espacial gera muita riqueza, mostrou alguns números de investimentos de cada país no setor, e que o Brasil ainda tem uma parcela pequena, mas com muito potencial de crescimento, com várias políticas, iniciativas e institutos de inovação atuando. Ela lembrou do projeto Cbers como um exemplo de cooperação internacional bem sucedida.

Finalizando o painel, Cassiano D’Almeida, Coordenador de Programas de Incentivo à Inovação e ao Empreendedorismo, descreveu algumas oportunidades que o CNPq oferece. Ele lembrou que a missão do CNPq é justamente fomentar a pesquisa, contribuindo com o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

“Inovação é fazer o transbordamento do conhecimento, fazer com que a pesquisa saia da academia e chegue no mundo corporativo”,

constatou Cassiano.

O mestre de cerimônias foi Ivan Carlos Soares de Oliveira, CEO da BTI Tecnologia & Inteligência, que conduziu as atividades nos dois dias do 4º Fórum SpaceBR Show.

As feiras DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL superaram as expectativas e reuniram 8.100 profissionais de 33 países, um aumento de 42% em relação à participação da edição anterior. Organizados pela MundoGEO, empresa recentemente adquirida pela Italian Exhibition Group (IEG), os eventos ocorreram de 21 a 23 de maio no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo (SP), e se consolidaram como o maior encontro das Américas que reúne no mesmo espaço os setores de inteligência geográfica, drones, espaço e aeronaves eVTOL.

A área de exposição, que cresceu 50% em metragem na comparação com 2023, reuniu 120 expositores que representaram mais de 200 marcas. Além disso, a programação com 25 atividades, entre cursos, seminários e fóruns, contou com 180 palestrantes de vários países, permitindo o compartilhamento de conhecimento e de experiências nesses mercados.

Edição 2025

A próxima edição do DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL já está marcada para 3 a 5 de junho de 2025 no Expo Center Norte – Pavilhão Azul, em São Paulo (SP).

Acompanhe a evolução do evento, planta da feira e programação das atividades nos sites:


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOLs

Destaques do SpaceBR Show 2024: