Recentemente, a Briskcom, provedora brasileira de conectividade e soluções via satélite, anunciou sua expansão para a Europa por meio de dois projetos relevantes no continente. Além de estrear suas operações para Portugal, subsidiada pelo programa Portugal 2030, que exalta projetos que estimulem a economia do país, a empresa também participa do Vouchers para Startups, cofinanciada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), em prol de startups nas áreas verdes e digitais.

Fundada em 2003, a Briskcom é especializada em projetos complexos de conexão remota para ambientes distantes da área urbana ou em missão crítica. Por meio de uma tecnologia que integra diferentes canais de comunicação, circuitos terrestres dedicados e sistemas de redundância de alta disponibilidade e monitoramento, o papel da startup com o financiamento será implementar um processo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para tornar as operações do país mais eficientes.

“A iniciativa surgiu a partir da demanda de Portugal por uma infraestrutura de satélites de baixa órbita, a altitudes entre 200 e dois mil quilômetros da Terra. Essa tecnologia é conhecida por proporcionar baixa latência e maior velocidade de transmissão de dados, sendo ideal para fornecer serviços de internet de alta qualidade em regiões remotas”,

explica Cláudio Calonge, CEO da Briskcom.

Segundo o “Digital 2023: Portugal”, relatório elaborado pela DataReportal, 8,73 milhões de portugueses tinham acesso à internet no ano passado, considerando que, entre 10,26 milhões de habitantes, 67,6% encontravam-se nos centros urbanos e 32,4% viviam em zonas rurais.

“Uma parte significativa da população ainda recebe um acesso limitado ou até mesmo inexistente à internet. Portanto, a nossa missão é transformar essa realidade e impulsionar soluções que ofereçam a essas áreas a mesma qualidade de rede disponível nos centros urbanos”,

afirma o CEO.

Além de reduzir o impacto da desigualdade digital da população, a empresa também pretende promover o desenvolvimento econômico de Portugal por meio de projetos que favoreçam a conexão de diversas indústrias, como mineração, agronegócio, energia, entre outros. A ideia é garantir que as operações sejam facilitadas em locais de missão crítica, onde o uso de informações em tempo real e a agilidade na comunicação são essenciais.

O escritório da Briskcom será aberto na cidade de Braga e, com a internacionalização, a startup planeja avançar suas estratégias e estabelecer planos de atuação em outros mercados internacionais. Ainda neste ano, outra frente de negócios inédita, lançada pela provedora, é a expansão para Dubai.

“A expansão para o mercado europeu representa um marco importante em nossa trajetória de crescimento, pois estaremos mais próximos de nossos clientes e conseguiremos oferecer soluções alinhadas à proposta de cada um deles, levando a conectividade a nível global”,

conclui Calonge.

Mais informações: www.briskcom.com.br

Com informações e imagens da Briskcom
Imagem de capa: Pixabay


Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!

Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOLs

Destaques do DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2024: