Um apelo global à ação para a implantação acelerada, segura e sustentável de tecnologias de mobilidade aérea avançada (AAM) surgiu na Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) durante o primeiro Simpósio de Mobilidade Aérea Avançada (AAM 2024), realizado em Montreal, no Canadá.
Com o tema “Harmonização e interoperabilidade global da mobilidade aérea avançada (AAM): Desafios e oportunidades”, o simpósio reuniu 400 autoridades governamentais de alto nível de 75 países e representantes do sistema das Nações Unidas e de associações internacionais do setor de aviação. Fabricantes, operadores e outros atores de ponta também participaram para informar o desenvolvimento de uma visão global e para compartilhar práticas recomendadas e desafios.
A AAM inclui aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), sistemas de aeronaves não tripuladas (UAS), incluindo drones, e uma ampla gama de outras tecnologias relacionadas a aeronaves autônomas e pilotadas remotamente.
“A mobilidade aérea avançada revolucionará o transporte de passageiros, mercadorias e serviços ao reimaginar a mobilidade aérea em contextos urbanos e regionais. No entanto, a concretização dessa visão requer consideração e planejamento cuidadosos em nível global, à medida que navegamos pela complexa interação entre tecnologia, infraestrutura, regulamentação e necessidades sociais”, observou o Presidente do Conselho da ICAO, Salvatore Sciacchitano.
“A complexidade desse empreendimento é imensa, exigindo percepções tanto das principais partes interessadas na aviação quanto dos novos participantes”, acrescentou. “Isso aponta para um papel essencial da ICAO em garantir o alinhamento em torno da segurança e da sustentabilidade nesse cenário em rápida evolução e expansão”, prosseguiu.
A ICAO está incentivando a implantação dessas tecnologias para aumentar a capacidade da aviação de atuar como catalisadora do desenvolvimento sustentável em todo o mundo. A AAM está trazendo recursos novos e inovadores por meio de uma variedade cada vez maior de atividades, incluindo assistência médica, agricultura, abastecimento e monitoramento de água, controle de incêndios florestais, transporte de passageiros, correio e carga.
Além disso, a AAM é uma promessa de desenvolvimento acelerado em muitas economias emergentes, permitindo que elas contornem as limitações da infraestrutura tradicional.
“Por meio de nossos esforços conjuntos, abraçaremos as inúmeras oportunidades que a AAM oferece, moldando um futuro da aviação que seja mais acessível, eficiente e sustentável”, disse o Secretário Geral da ICAO, Juan Carlos Salazar.
Receba notícias sobre Geo, Drones, Espaço e eVTOLs no WhatsApp!
Faça parte das nossas redes sociais de Geo, Drones, Espaço e eVTOLs
Veja abaixo como foi o Expo eVTOL 2024: